Pular para o conteúdo
Política

Deputado vê bolsonarismo enfraquecido com condenação e concorrência na direita

Kemp considera julgamento de Bolsonaro oportunidade de comunicar ao mundo que 'instituições funcionam e a justiça prevalece'
Vinicios Araujo -
Deputado estadual Pedro Kemp (PT). (Nathalia Alcântara, Midiamax)

O deputado estadual Pedro Kemp (PT-MS) acredita que uma eventual condenação de Jair Bolsonaro (PL) deve enfraquecer o bolsonarismo para as eleições em 2026, reforçada pela concorrência ‘interna’ na direita para a disputa presidencial. Ao menos 4 presidenciáveis com proximidade ao espectro já sinalizaram interesse na disputa: Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Ratinho Júnior (PSD).

✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

“Acho que, com a provável condenação do ex-presidente, o bolsonarismo perde força nas próximas eleições com várias candidaturas neste espectro político disputando o seu espólio”, disse ao Jornal Midiamax.

Em relação ao julgamento do ex-presidente, agendado para terça-feira, 02/09, Kemp afirma que será oportunidade de comunicar ao mundo que “instituições funcionam e a justiça prevalece”.

“O Brasil não pode mais conviver com tentativas de e ameaças às instituições democráticas. Por isso, espero que o julgamento do ex-presidente Bolsonaro e do chamado núcleo crucial do golpe resulte em condenação dos envolvidos e que sirva de exemplo para as futuras gerações de que não vale a pena apostar em saídas autoritárias para nossos problemas. Nosso país é uma potência econômica e exerce hoje uma liderança importante no cenário político internacional, através da respeitabilidade conquistada pelo presidente Lula. Precisamos dizer ao mundo que nossas instituições funcionam e a justiça prevalece”, disse o parlamentar.

Bolsonaro entre os réus

Jair Bolsonaro, 38° presidente da República do Brasil, enfrentará o julgamento da 1ª Turma do STF a partir desta terça-feira (2).

Ele e outros sete acusados nos atos antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023 serão julgados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Somente o ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem, que, atualmente, é deputado federal, conseguiu benefício de suspensão de parte das acusações, respondendo, assim, a três dos cinco crimes. A regra é garantida na Constituição.

Ramagem continua respondendo pelos crimes de golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Além de Bolsonaro e Ramagem, integram o banco dos réus:

  • Almir Garnier – ex-comandante da Marinha;
  • Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
  • Augusto Heleno – ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional);
  • Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa;
  • Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice na chapa de 2022;
  • Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

O julgamento pode levar para a prisão o ex-presidente da República e generais do Exército, pela acusação de golpe de Estado. A medida é inédita, desde a redemocratização do país.

A 1ª Turma é composta por Alexandre de Moraes, que é o relator do caso; Cristiano Zanin; Flávio Dino; Luiz Fux; e Cármen Lúcia. Foram reservadas cinco sessões para o julgamento, que ocorrerão nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de . São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Motorista tenta fazer conversão, atinge e arremessa motociclista na Avenida José Nogueira Vieira

Rio Cuiabá é o quarto em MS a entrar em nível de estiagem

Petróleo fecha em alta, com preocupações de oferta da Rússia e expectativa de demanda da China

A cara dele? Versão baixa renda do cantor, ‘Luan sem Grana’ capina até lote em MS

Notícias mais lidas agora

Município recorre contra tarifa de R$ 7,79 do ônibus e diz que Justiça suspendeu aumento

Diretor da Fiems é investigado pelo Ministério Público por desmatamento em MS

cybertruck elon musk inferninho 2

VÍDEO: Cybertruck de ‘Elon Musk’ dá rolê no Inferninho e deixa visitantes pasmos: ‘Tá de brincadeira’

Campanha do Sesc arrecada brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade

Últimas Notícias

Cotidiano

Final de semana em MS é marcado por incêndios em meio ao tempo seco

Há uma mudança no cenário climático prevista para os próximos dias, que pode trazer chuva para o estado e diminuir frequência dos incêndios

MidiaMAIS

Festival do estúdio Ghibli terá sessões de clássicos da produtora em cinema de Campo Grande

Semana de exibições vai do dia 18 de setembro a 1º de outubro

Cotidiano

Prepare o guarda-chuva: cidades de MS estão sob alertas de chuvas nesta segunda-feira

Inmet emitiu alertas laranja e amarelo para municípios de Mato Grosso do Sul

Cotidiano

Pipa na fiação causa queda de energia em bairros de Campo Grande

Moradores dos bairros São Conrado, Santa Emília, Leblon, União, Oliveira, Caiçara, que foram afetados pela falta de energia