Solenidade na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), nesta segunda-feira (7), oficializou o repasse de R$ 3,5 milhões de emendas parlamentares individuais do deputado federal Vander Loubet (PT) para subsidiar 15 projetos da instituição de ensino em 2025. Na última década, o parlamentar destinou mais de R$ 25 milhões em recursos à UFMS, que beneficiaram mais de 40 projetos estratégicos para ensino, pesquisa a extensão.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Entre os destaques desta segunda-feira, estão os projetos “Horta na Aldeia – Agricultura Periurbana e Permacultura em Comunidades Tradicionais e em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica”, “Reforma e Revitalização da Farmácia Escola” e “Água Dura – Solução para Comunidades Vulneráveis”.
Durante o evento, o deputado frisou a importância do investimento em pesquisas que possam beneficiar a população. “Pela minha experiência, cumpro muito esse papel, pois esses projetos são importantíssimos, chegam lá na ponta e atendem demandas do nosso povo mais sofrido. A universidade pública tem que cumprir esse papel”, afirmou Loubet.

A reitora da UFMS, Camila Ítavo, relembrou que o deputado abriu as portas para que outros parlamentares destinassem recursos das emendas de bancada à instituição de ensino. Entre as obras que devem ser entregues em breve está a revitalização do antigo AutoCine, ponto tradicional de encontro entre os campo-grandenses nas décadas passadas.
“O Vander, em vários momentos, me aconselhou. Isso tem sido importante. A todo o momento que precisamos de um apoio, uma ajuda, ligo para o Vander e sua equipe e temos apoio, enquanto universidade […] em breve, inauguraremos a primeira etapa do Autocine, que tem as mãos e a articulação do deputado Vander”, pontuou a reitora.
Sobre os projetos
Os recursos para este ano devem contemplar 15 projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Desde 2017, mais de 40 projetos receberam apoio do deputado federal nas áreas de agricultura familiar, a cultura, o saneamento básico, a saúde, a infraestrutura, turismo e outras áreas.
Entre os destaques da solenidade desta segunda-feira, está o “Horta na Aldeia”, que tem levado a aldeias indígenas e outras comunidades estrutura e técnicas para produção e comercialização de hortaliças, desde 2018, em 12 cidades de Mato Grosso do Sul.
Outro projeto que terá apoio é a reforma e revitalização da Farmácia Escola da UFMS. A obra iniciou em 2024 e foi entregue no início deste ano. As instalações da unidade foram melhoradas e receberam adaptação para atender as normas do CFF (Conselho Federal de Farmácia) e da Vigilância Sanitária.
Já o projeto “Água Dura” ajuda a produzir um sistema de filtragem de água para torná-la potável para as comunidades vulneráveis nas regiões do Pantanal e da Serra da Bodoquena.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.