O deputado estadual Pedrossian Neto (PSD) sugeriu mudar o local de fabricação de dois produtos que causam mau cheiro no frigorífico JBS, afetando mais de 100 mil moradores de bairros da região. Ele usou a tribuna nesta quinta-feira (10) para falar sobre a reclamação de moradores que se arrasta há anos e nada é feito para solucionar o problema.
“Eu ia trazer os potes aqui para vocês verem os produtos e sentirem o cheiro, mas sem condições de como ficaria o plenário. São 100 mil pessoas sentindo esse mau cheiro todo santo dia e nenhuma solução é tomada”.
Ainda segundo Pedrossian Neto, o abate de bovinos deve continuar, mas a fabricação da farinha de sangue e farinha de ossos deve mudar. “Moradores dos bairros Nova Campo Grande, Jardim Carioca, Jardim Aeroporto, Silva Regina, Inápolis, Santa Mônica, todos eles sofrem com isso. Para produzir esses produtos, é usado ácido sulfídrico, que cheira ovo podre, e aminas, que cheira carne podre, além de amônia. É insuportável o cheiro”.
Assim, o parlamentar propôs um projeto de decreto legislativo para sustar parcialmente os efeitos da Licença de Operação nº 002241/2023 e da Licença de Instalação e Operação nº 002408/2023, concedidas à empresa JBS em Campo Grande, pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
Portanto, ele alega que essa é uma medida técnica e legal. “Eu clamo aos deputados, que se somem, reitero que não é contra a JBS em si, não queremos fechar a fábrica, pois é uma empresa importante. É apenas ajustar a fabricação desses dois produtos. Não pode fazer naquele lugar. Ou mudam as pessoas ou a fabricação de lugar. Reitero que o Governo está atento, mas parte de operação dessa empresa está desconforme. É questão técnica. Se você abra uma padaria, o que vai fazer a Vigilância Sanitária se estiver desconforme? Vai lá e fecha temporariamente. Por que isso tá acontecendo e não fizemos? Estou propondo um caminho para somente esses dois produtos”, concluiu.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***