Pular para o conteúdo
Política

Deputado propõe mudar local de fabricação de produtos que causam mau cheiro em frigorífico

São 100 mil moradores, de oito bairros em volta da JBS, que reclamam do fedor vindo do frigorífico
Renata Volpe -
Moradores dizem que fedentina persiste há, ao menos, 14 anos. (Divulgação JBS; detalhe do protesto de moradores - Arquivo, Jornal Midiamax)

O deputado estadual Pedrossian Neto (PSD) sugeriu mudar o local de fabricação de dois produtos que causam mau cheiro no frigorífico JBS, afetando mais de 100 mil moradores de bairros da região. Ele usou a tribuna nesta quinta-feira (10) para falar sobre a reclamação de moradores que se arrasta há anos e nada é feito para solucionar o problema.

“Eu ia trazer os potes aqui para vocês verem os produtos e sentirem o cheiro, mas sem condições de como ficaria o plenário. São 100 mil pessoas sentindo esse mau cheiro todo santo dia e nenhuma solução é tomada”.

Ainda segundo Pedrossian Neto, o abate de bovinos deve continuar, mas a fabricação da farinha de sangue e farinha de ossos deve mudar. “Moradores dos bairros Nova , Carioca, Jardim Aeroporto, Silva Regina, Inápolis, Santa Mônica, todos eles sofrem com isso. Para produzir esses produtos, é usado ácido sulfídrico, que cheira ovo podre, e aminas, que cheira carne podre, além de amônia. É insuportável o cheiro”.

Assim, o parlamentar propôs um projeto de decreto legislativo para sustar parcialmente os efeitos da Licença de Operação nº 002241/2023 e da Licença de Instalação e Operação nº 002408/2023, concedidas à empresa JBS em Campo Grande, pelo (Instituto de Meio Ambiente de ).

Portanto, ele alega que essa é uma medida técnica e legal. “Eu clamo aos deputados, que se somem, reitero que não é contra a JBS em si, não queremos fechar a fábrica, pois é uma empresa importante. É apenas ajustar a fabricação desses dois produtos. Não pode fazer naquele lugar. Ou mudam as pessoas ou a fabricação de lugar. Reitero que o Governo está atento, mas parte de operação dessa empresa está desconforme. É questão técnica. Se você abra uma padaria, o que vai fazer a Vigilância Sanitária se estiver desconforme? Vai lá e fecha temporariamente. Por que isso tá acontecendo e não fizemos? Estou propondo um caminho para somente esses dois produtos”, concluiu.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flaco dá assistência, mas passa em ‘branco’ na goleada da Argentina em amistoso com Porto Rico

Acusada de tentativa de homicídio, vereadora na fronteira perde mandato

Nova temporada do NBB é lançada oficialmente em São Paulo

nova andradina

TRE-MS absolve prefeito e vice de Nova Andradina acusados por abuso dos meios de comunicação

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

‘Iria mexer com a rotina da cidade’: professor da Maria Constança revela sonho para o vôlei após Supercopa

consórcio guaicurus

Consórcio Guaicurus ameaça suspender vale-transporte se Justiça não anular multas

Aneel envia equipe ao Paraná para apurar origem de apagão

Últimas Notícias

Trânsito

Menino de 8 anos é flagrado dirigindo BMW no Paraguai

O incidente gerou preocupação entre moradores e autoridades

Brasil

STF suspende decisões que impediam bloqueios de terras para prevenir desmatamento no Pantanal

A decisão cautelar foi tomada na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental

Polícia

Dois são flagrados em pesca subaquática no Rio Sucuriú

Os equipamentos utilizados na pesca foram apreendidos

Polícia

Professor acusado de estuprar criança é transferido ao presídio

A Justiça já tinha convertido o flagrante em prisão preventiva