Pular para o conteúdo
Política

Deputado diz que TCE também investiga denúncias de mães atípicas em Campo Grande

Falta de insumos é reclamação recorrente das mães atípicas
Dândara Genelhú, Vinicios Araujo -
mães atípicas
Mães atípicas em protesto pacífico na Alems (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

Além de inquérito que investiga denúncia de mãe atípica sobre falta de sondas de alimentação em , o TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de ) também apura a situação. A Corte teria iniciado processo de investigação sobre a falta de insumos para as mães.

“É importante que os órgãos fiscalizadores possam investigar”, disse o deputado Pedro Pedrossian Neto (PSD). O parlamentar é presidente da Comissão Especial da (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) que acompanha as demandas da categoria.

“Muitas das mães atípicas têm procurado a Assembleia Legislativa, têm procurado os Poderes constituídos”, disse. Conforme o deputado, a procura é “para reclamar da absoluta falta e, na verdade, um vazio assistencial, um verdadeiro abismo que nós estamos enfrentando, sobretudo aqui no município de Campo Grande”.

Pedrossian destaca que “são inúmeras crianças com deficiência, crianças com síndrome de Down, com transtorno do espectro autista, crianças com paralisia cerebral, crianças que se alimentam com sonda nasogástrica”. Elas possuem “dificuldade de locomoção, acamados ou crianças que têm doenças graves, doenças raras, doenças altamente custosas”, pontuou.

Então, disse que é necessária “uma investigação profunda”. Por fim, destacou que existe apuração dentro do TCE-MS após denúncia encaminhada até o órgão. “O Tribunal de Contas iniciou um processo de investigação não apenas com relação a eventual sobrepreço, mas também como deficiências no planejamento do fornecimento, porque hoje as mães estão tendo que judicializar fralda descartável”.

Inquérito

A 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública instaurou inquérito civil para apurar falhas no fornecimento de sondas de gastrostomia tipo Botton pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). O caso escancara o risco de desassistência a crianças e adolescentes com necessidades clínicas severas, cuja alimentação depende diretamente da regularidade desse tipo de fornecimento.

O procedimento tem como ponto de partida uma Notícia de Fato registrada após denúncia de mãe. Ela relata a não entrega do insumo na medida prescrita para sua filha, dependente do dispositivo para alimentação.

MPMS investiga problemas verificados ao longo de 2024, além da persistência da falha em 2025, especialmente a ausência do tamanho 20 x 1,2 cm. O tamanho é um dos que tiveram a produção descontinuada pelo fornecedor. Atualmente, 202 pacientes dependem do programa municipal de dispensação das sondas, conforme ofício da própria Sesau.

***

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça nega exame de insanidade mental de ‘coach’ que matou pai a facadas em Campo Grande

A Proteção Jurídica do Consumidor nas Compras Online

Presidente do STJ faz visita institucional e fala em ampliação do Tribunal de Justiça em MS

Novak Djokovic cogita treinar promessa brasileira João Fonseca

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

Polícia vai investigar se bebê estava vivo quando foi enterrado por mãe em Anhanduí

Últimas Notícias

Esportes

Fluminense tem gol e pênalti anulados e vê Bahia largar em vantagem na Copa do Brasil

A partida começou com equilíbrio, mas também com dificuldades claras de criação

Polícia

Carreta carregada com gado tomba em Campo Grande

Alguns animais morreram no local

Polícia

Homem é preso por manter mulher sob cárcere privado

A informação é a de que ela estaria sendo mantida por aproximadamente uma semana

MidiaMAIS

Morada dos Baís reabre as portas e retoma atividades em Campo Grande

Prédio voltará a receber visitas e programação de shows