Pular para o conteúdo
Política

Decisão sobre nova eleição na Câmara de Porto Murtinho está ‘nas mãos’ de relator

Primeira sessão do ano foi marcada por bate-boca e presença da PM para escolha da nova gestão do Legislativo Municipal
Gabriel Maymone -
Polícia Militar precisou intervir para garantir ordem e segurança da sessão. Foto: Reprodução

Cinco meses após eleição de marcada por bate-boca e presença da PM, a novela sobre a nova gestão da Câmara de pode ter um desfecho em breve.

A sessão que elegeu a atual composição do Legislativo, no primeiro dia do ano, foi marcada por bate-boca e até a PM foi chamada para intervir. Assim, os vereadores contrários à eleição apontam falta de chamada nominal com descumprimento do regimento interno, falta de quórum para votação, posse parcial da Mesa Diretora, ausência de declaração de bens e negativa de uso da palavra aos vereadores.

Isso porque o MPMS (Ministério Público de ) apresentou parecer sobre o caso, que está ‘nas mãos’ do relator, desembargador João Maria Lós, aguardando voto. Vale ressaltar que o relator já havia concedido liminar, em janeiro, restabelecendo a eleição após decisão de 1º grau suspender a nova mesa diretora.

Assim, manifestação assinada pelo procurador de Justiça, Marcos Antônio Martins Sottoriva, reforça que houve irregularidades na eleição da chapa – Rota Bioceânica – e pede que seja feito novo processo de escolha da mesa diretora.

O processo está em grau de recurso e tramita na 1ª Câmara Cível do (Tribunal de Justiça de MS). No entanto, a sessão para julgamento será marcada após o voto do relator.

Inicialmente, está prevalecendo liminar do relator, que suspendeu decisão de 1º grau, em que a juíza Jeane de Souza Barboza Ximenes, da Comarca de Porto Murtinho, anulou a eleição da mesa diretora do município, distante 447 km de .

Sessão polêmica é discutida na Justiça

A sessão foi parar na Justiça por questionamentos levantados pela chapa opositora. Os vereadores questionam duas situações que alegam estar em desconformidade com o Regimento da Casa:

  • 1) O deferimento da Chapa 01 – Rota Bioceânica: isso porque a chapa tinha a figura de 2º vice-presidente não prevista no regimento, além de haver substituição de vereadora desistente fora do período permitido
  • 2) Inobservância do quórum de maioria absoluta para votação, ocasião em que deveria proceder à nova votação, já que houve apenas quatro votos válidos e favoráveis à chapa 01 (vencedora)
https://youtube.com/watch?v=NyVHUa8UYvg%3F

Supostas irregularidades

Os vereadores contrários à eleição apontam falta de chamada nominal com descumprimento do regimento interno, falta de quórum para votação, posse parcial da Mesa Diretora, ausência de declaração de bens e negativa de uso da palavra aos vereadores.

Também apontou suposto deferimento irregular que teria beneficiado a chapa vencedora. Os vereadores destacam que alterações nas chapas poderiam ser feitas em até 30 minutos antes da sessão.

Contudo, alegam que houve flagrante de irregularidade. “Foi apresentada na sessão uma cópia do livro de protocolo indicando o registro sob o nº 11, com horário das 17h30min, porém, a mesma servidora havia registrado anteriormente, às 17h33min, o documento nº 8”.

Então, disse que o fato “gerou fundadas suspeitas de adulteração ou falsidade ideológica, razão pela qual foi lavrada ocorrência policial para apuração do possível crime de falsidade ideológica em documento público”.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem invade casa de Jennifer Aniston em Los Angeles; saiba detalhes

Precisa de médico? Confira a escala nas UPAs e CRSs de Campo Grande

Alemanha: Merz falha em ser eleito chanceler na 1ª rodada de votação, frustrando expectativas

VÍDEO: Homem cai de altura de 15 metros sobre marquise de prédio em MS

Notícias mais lidas agora

Quadrilha que furtou Juliano Varela tinha mansões de luxo avaliadas em R$ 1,6 milhão

Vostok: ameaçado, David Chita troca de advogados para negociar delação

Mãe e filho foram obrigados a limpar sangue e levar corpo até córrego por homem que matou ‘Gordinho’

Com 1% para cultura e 15% para saúde, Câmara começa a discutir orçamento de 2026

Últimas Notícias

Polícia

Comida estragada e lixo espalhado: Idoso é resgatado de casa insalubre pela PM em Campo Grande

Idoso foi encaminhado para uma UPA

MidiaMAIS

‘Álibi perfeito’: amantes trocam motel e fazem supermercado de point da traição em Campo Grande

Em Campo Grande, motel virou coisa do passado: estratégia para trair agora envolve ida ao supermercado com direito a comprinhas para as casas das amantes

MidiaMAIS

Aos 10 anos, ‘violeirinho de MS’ ganha 1° lugar no maior encontro de violeiros do Brasil

Garoto é um defensor da viola e diz que não vai deixar a tradição morrer

Polícia

Estudante de medicina é encontrada bêbada dentro de carro com alarme disparado em Dourados

Mulher tem 36 anos, reside em Campo Grande e estuda no Paraguai