Pular para o conteúdo
Política

Debate do PT em Campo Grande discute eleições internas e sucessão de Lula

Candidatos e representantes que estão na disputa das eleições internas participaram de reunião
Diego Alves, Thalya Godoy -
Reunião do partido na noite desta segunda (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Reunião do PT em Campo Grande discutiu eleições internas, aliança estadual com o e sucessão de Lula na corrida presidencial. Candidatos e representantes que estão na disputa das eleições internas, municipal, estadual e nacional do Partido dos Trabalhadores se reuniram na noite desta segunda-feira (21), em Campo Grande, na sede do Sindicato dos Bancários.

Além da discussão eleitoral interna, o partido também vem debatendo sobre a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deverá disputar sua última eleição no ano que vem. Já em âmbito estadual, a discussão é sobre o fato do PT estar presente no governo de Eduardo Riedel (PSDB), com Marcos Roberto Carvalho de Melo, nomeado como diretor-executivo da Agraer-MS (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul), em março do ano passado. Então assessor parlamentar do deputado federal Vander Loubet (PT), Mardos faz parte do diretório do partido.

“O PT tem uma democracia interna fantástica, o foco ano que vem é a reeleição do Lula. Questão da sucessão tem que ser construída, estou muito otimista com o partido, acho que nós temos um desafio enorme a partir de agora. É a última vez, se Deus quiser, que o Lula vai estar na urna, no ano que vem, como nosso candidato a presidente. Depois vai ser construído um processo pós-Lula, até porque ele não tem mais idade”, disse o deputado federal Vander Loubet, que concorre à presidência estadual. Vander disse que o partido tinha reunião nesta segunda, para discutir sobre a aliança entre PT e PSDB em MS, porém, não foi possível por causa de agenda da deputada federal Camila Jara que está em viagem e o deputado estadual que irá passar por uma cirurgia.

Outro candidato ao diretório estadual, ex-prefeito por , Humberto Amaducci, falou sobre o fim da aliança com o PSDB e sucessão de Lula. “Por mais que o Lula viva mais 100 anos, vai ser a última eleição dele, ganhando ou perdendo, vai ser a última eleição dele. O PT tem que voltar a acreditar na sua militância, na sua força e no grande partido que nós somos. A partir do momento que conscientizarmos o nosso povo, vamos conseguir fazer um bom enfrentado no Estado”, disse Amaducci, que defende o rompimento com os tucanos.

Único candidato à executiva nacional que esteve presente no evento, Valter Pomar (PT-SP) argumentou sobre a essência do partido. “O governo tem que ter uma postura firme de enfrentar a oposição no Congresso Nacional e enfrentar essa taxa de juros que o Banco Central segue mantendo muito alta e, para isso, o governo tem que ter uma postura de convocar a população a se mobilizar. Temos que recuperar o posicionamento militante do PT. Tem que ter mais presença nas lutas sociais”, falou.

Anne Karolyne Moura, secretária nacional de Mulheres do PT e apoiadora de Edinho Silva (PT-SP), que concorre à nacional, também conversou com a reportagem. “Para derrotar a extrema direita e avançar na constituição de um novo Brasil, é necessário nós repensarmos nosso modelo de discussão, de organização. Disputar narrativa na sociedade, melhorar nosso modelo de comunicação, trabalhar uma economia que possibilite às pessoas terem acesso e fazer com que conseguimos ter mais mulheres, jovens e diversidade”, disse Anne, que apoia o Vander na estadual.

Eleições internas do PT

Os dirigentes petistas são escolhidos por votação dos filiados no chamado PED (Processo de Eleição Direta). O partido é subdividido em correntes internas, que disputam entre si as direções nacional, estaduais e municipais em todo o Brasil.

Em Campo Grande, as candidaturas municipais são da ex-vereadora Elaine Becker, da corrente Articulação de Esquerda, e do deputado estadual Pedro Kemp, da corrente Avante. Elaine apoia Valter Pomar para a presidência nacional do partido, enquanto Kemp apoia Rui Falcão.

A nível estadual, os candidatos são Humberto Amaducci, ex-prefeito de Mundo Novo e atual vice-presidente em Mato Grosso do Sul, que representa a Articulação de Esquerda e apoia Valter Pomar para presidente nacional; e o deputado federal Vander Loubet, da corrente Resistência Socialista, que nacionalmente apoia Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara, no interior de .

Deputado estadual, Vander Loubet (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)
Secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Karolyne Moura (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)
Candidato à nacional, Valter Pomar (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)
Humberto Amaducci, concorre ao comando da diretoria estadual (Foto: Henrique Arakaki)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Orçamento de 2026 reserva R$ 40,8 bi para emendas parlamentares

Polícia localiza acusado de atear fogo na namorada de 14 anos

Motociclista fica ferido em cruzamento que registrou grave colisão há 10 dias

Fumaça chama atenção e van fica completamente destruída após incêndio na BR-060

Notícias mais lidas agora

Empresa com sede em Campo Grande é ‘peça-chave’ em esquema do PCC que movimentou R$ 8,4 bilhões

Sem consenso, vereadores adiam mais uma vez relatório da CPI do Consórcio Guaicurus

Governador Eduardo Riedel é recebido pelo diretor-presidente do Jornal Midiamax

MS tem 3º menor índice de famílias abaixo da linha da pobreza

Últimas Notícias

Mundo

Tribunal considera tarifas de Trump inconstitucionais, mas as mantém em vigor por enquanto

Decidiu que Trump não tinha permissão legal para declarar emergências nacionais

Polícia

Mãe de criança procura delegacia e faz boletim de ocorrência contra professora

O pai e mãe da criança relatam que professora negou tudo

Polícia

Homem que tentou matar mulher com facada no pescoço é preso horas após crime

Foi preso horas depois em Pedro Juan Caballero

Polícia

VÍDEO: vegetação é tomada pelo fogo próximo a fábrica da Coca-Cola

Incêndio pode ter sido criminoso