Pular para o conteúdo
Política

Corte de gastos vai garantir credibilidade para receber recursos da União, diz Fabio Rocha

Campo Grande precisa voltar a ocupar posições mais atrativas na Capag, defende o parlamentar
Vinicios Araujo, Fábio Oruê -
Fábio Rocha (União) | (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Para o vereador , do União Brasil, as determinações de corte de gastos impostas pela prefeita (PP) estão recuperando a credibilidade necessária para que receba recursos da União, essenciais para obras estruturantes na Capital.

Ao Midiamax, ele destacou a importância da nova fase do plano de austeridade apresentado à Câmara, dando continuidade à economia de R$ 20 milhões já obtida nos primeiros meses do ano.

“É importante porque a prefeitura, para ela poder receber recursos federais, como o PAC [Programa de Aceleração e Crescimento], você tem que estar enquadrado em alguns normativos”, destacou o parlamentar, lembrando que Campo Grande precisa voltar a ocupar posições mais atrativas na Capag (Capacidade de Pagamento), avaliação realizada pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional) para verificar a saúde financeira de estados e municípios brasileiros.

“Esse pacote que está vindo para cá para reduzir gastos, que estão sendo utilizados de formas indevidas, ou até mesmo acima do teto, vem para poder sobrar um recurso, para poder normalizar [as contas] e ficar na Capag A e B. Ela ficando entre a Capag A e B, ela vai estar apta a receber esses programas de acelerações, emendas, recursos federais que, no momento, ela não está apta”, concluiu.

Adriane corta gastos e projeta novas obras

Para garantir a liberação de recursos que vão viabilizar obras estruturantes pela Capital, a prefeita Adriane Lopes avança com mais medidas de austeridade que vão dar continuidade ao plano de enxugamento da máquina pública.

Após promover economias que superam R$ 30 milhões ao caixa da administração municipal, Adriane agora determina a implantação de teto de gastos, limitando o crescimento das despesas à inflação, a centralização financeira e o de pagamentos — ferramenta que permite à Prefeitura obter descontos com fornecedores, aumentando a eficiência no uso dos recursos públicos.

Segundo a administração municipal, essas mudanças são avaliadas pela Secretaria do Tesouro Nacional e impactam diretamente na Capag (Capacidade de Pagamento) do município, um indicador que funciona como um “score fiscal” das cidades.

A expectativa é que, com o avanço das reformas, Campo Grande destrave recursos para obras em todas as regiões da cidade, incluindo um extenso programa de pavimentação e recuperação de vias.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fê Paes Leme detalha fim da amizade com Gio Ewbank e Gagliasso: ‘Sofri’

tempo

Frente fria causa neblina e declínio de temperatura em MS nesta quinta-feira

Prisões ligadas a tiroteio na fronteira de MS revelam esquema de roubo de veículos

Polícia investiga abuso contra menina após descoberta de caderno em casa de MS

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Kassab já articula lançar Tarcísio candidato a presidente pelo PSD, com Ciro Nogueira de vice

Últimas Notícias

Mundo

Trump chama apoiadores de ‘fracos’ por acreditarem em caso Epstein

Depois de morto, Epstein passou a ser um bicho-papão escolhido por Trump

Cotidiano

Precisa de atendimento? Confira onde tem médico nesta quinta-feira em Campo Grande

A equipe médica realizará os atendimentos por ordem de chegada, mas dará prioridade conforme a classificação de risco dos pacientes

Cotidiano

De publicitário a pedreiro, Funsat anuncia 1.980 vagas de emprego nesta quinta-feira

Mais de 200 empresas oferecem oportunidades distribuídas entre 130 profissões, e a maioria não exige experiência para ingressar

Polícia

Morador de MS, irmão da estudante trans desaparecida em SP fala sobre a dor de não viver o luto

A família de Carmen não gostava do namorado da jovem