Pular para o conteúdo
Política

Consórcio cria barreiras, mas cidade de MS desmente: ônibus com ar-condicionado e wi-fi são realidade

Consórcio já usou argumentos enganosos outra vez
Dândara Genelhú -
ONIBUS TRÊS LAGOAS AR-CONDICIONADO
Transporte coletivo de Três Lagoas será gratuito no fim de semana. (Reprodução, Prefeitura de Três Lagoas)

Enquanto o cria empecilhos para instalação de ar-condicionado nos ônibus que circulam em , cidades do interior de já vivem o conforto. Diretor de operações das empresas disse, na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que a temperatura corporal e pontos não climatizados impedem o investimento para conforto dos usuários.

Contudo, ônibus com ar-condicionado e wi-fi fazem parte da rotina de usuários do de , a 327 quilômetros de Campo Grande.

Em 5 de maio, a Prefeitura de Três Lagoas colocou nas ruas veículos coletivos climatizados e com internet gratuita. São 12 veículos no total, sendo 10 em circulação e dois de reserva. Além disso, a primeira semana de circulação foi gratuita. Ou seja, não cobraram tarifa dos usuários.

LEIA – Quase 100 ônibus: Diretor de operações do Consórcio confirma frota ‘vencida’

Inviável para os veículos?

O diretor de operações, Paulo Vitor Brito de Oliveira, comentou ainda sobre a possibilidade de ar-condicionado para os usuários do transporte. Porém, considerou o equipamento como inviável em Campo Grande.

“Não consegue manter temperatura adequada dentro do ônibus”, justificou. Assim, deu série de fatores que causam a variação de temperatura. “Ônibus para a cada ponto, portas que abrem, quando o corpo de uma pessoa está resfriando, ela sai e entra outra com a temperatura [de fora]”, citou o diretor.

Até os pontos de ônibus seriam fatores para a não instalação dos equipamentos em Campo Grande. Paulo destacou que as paradas não são climatizadas na Capital, o que dificultaria a instalação de ar-condicionado nos ônibus.

ONIBUS CONSÓRCIO TRÊS LAGOAS
Pontos abertos em Três Lagoas não impedem uso de ar-condicionado. (Reprodução, Prefeitura de Três Lagoas)

Barreiras

No entanto, no Rio de Janeiro, cidade litorânea com histórico de altas temperaturas, os pontos são abertos também. Além disso, os veículos de transporte público são climatizados com ar-condicionado.

Não é preciso ir para outro estado para viabilizar o uso de ar-condicionado com pontos de ônibus abertos e calor extremo. Mais uma vez, Três Lagoas desmente o argumento das empresas: além de veículos climatizados, os pontos de embarque e desembarque são abertos.

Há dois anos, a cidade foi para o topo da lista dos municípios mais quentes do Brasil. Com 42,7°C, Três Lagoas tem altas temperaturas como Campo Grande. Nem por isso, a Viação Cidade Corumbá deixa de oferecer o conforto aos usuários.

LEIA – Consórcio Guaicurus ameaça reajuste com número enganoso; 7 capitais aumentaram tarifa em 2025

Esta não é a primeira vez que o Consórcio usa argumentos enganosos. No início de 2025, o novo chefe do Consórcio Guaicurus, Themis Oliveira, apontou que outras capitais aumentaram o valor da tarifa de ônibus.

Contudo, ao invés do número indicado por ele — de que mais de 14 capitais haviam reajustado os valores — apenas sete confirmaram aumento em 2025. Na ocasião, a empresa pressionava o aumento da tarifa. Ações judiciais mantêm a solicitação, que encareceria o transporte, sem qualidade equivalente.

Especialista critica falta de equipamento

A engenheira e mestre em Mobilidade Urbana, Lúcia Maria Mendonça Santos, se revoltou com a falta de ar-condicionado nos ônibus do Consórcio Guaicurus em Campo Grande. Assim, criticou o serviço prestado aos usuários na Capital em oitiva da CPI.

Profissional de Santa Catarina, Maria prestou depoimento por videochamada na CPI do Consórcio. “Se aqui em Florianópolis, que é frio, nós temos ar-condicionado, imagina vocês que vivem no pico do calor”, criticou.

Uma das suposições da especialista vai de encontro com os relatos de usuários o transporte: excesso de calor. Então, disse que a instalação dos equipamentos de conforto básico aos usuários não seriam “grande empecilho”. Considerando que o transporte público em Campo Grande é comandado por um grupo de empresas.

Ônibus do Consórcio Guaicurus pega fogo. (Reprodução)

Ônibus pegou fogo

Enquanto isso, Campo Grande dispõe de serviço que ‘pega fogo’, literalmente. Um ônibus do Consórcio Guaicurus, da linha 124 (Enersul – Santa Felicidade / T. Guaicurus), pegou fogo na noite em 23 de maio. O incidente aconteceu na Avenida Gury Marques, nas proximidades da Avenida dos Cafezais.

Contudo, apesar da ocorrência de frota velha do Consórcio, ninguém ficou ferido. De acordo com testemunhas, as chamas podem ter se iniciado nos freios do veículo. O empresário Alvaney Carvalho de Almeida passava de carro no local, e a esposa dele, Andreia Milani, foi quem viu as chamas.

“O ônibus estava parado, o motorista estava do outro lado, falando no celular, e eu falei: ‘O ônibus está pegando fogo’”. Com problemas no freio, o motorista parou o veículo e estava ao celular para avisar a empresa, porém, ele não viu o início do fogo.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operário sub-17 aplica goleada de 11 a 0 no Jacques da Luz

Atlético-MG peca na efetividade e não sai do zero contra o Juventude na Arena MRV

Segurança mata homem que furtava atacadista e é preso na fronteira

Comissão do Senado adia votação de projeto que cria teto da dívida da União

Notícias mais lidas agora

‘Parceria dos meninos’: prefeito de Terenos fez R$ 16,5 milhões em contratos após primeira operação

Preso com Claudinho Serra, empreiteiro negociou mais de meio milhão em propina

Dois são executados a tiros em lava-jato no Danúbio Azul

Yeltsin Jacques conquista ouro no Mundial Paralímpico de Atletismo

Últimas Notícias

Brasil

Senado analisa projeto que regulamenta comitê gestor de novo imposto

A proposta também estabelece regras de cooperação entre as administrações tributárias

Trânsito

Jovem fica ferido e carro totalmente destruído em colisão contra árvore

Era o único ocupante do veículo e foi encontrado consciente

Conteúdo de Marca

Etiqueta do Cassino: O que fazer e o que não fazer na mesa de cartas

Seguir regras simples de comportamento na mesa de carteado ajuda a criar uma atmosfera confortável para todos os participantes.

Polícia

Mulher é condenada a pagar R$ 7 mil em indenização à ex por ataques virtuais

11ª Vara Cível julgou procedente ação indenizatória