A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto gerou forte repercussão entre lideranças políticas brasileiras nas redes sociais. Enquanto aliados do governo apontam interferência da família Bolsonaro, a oposição culpa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela deterioração nas relações com os EUA.
A Deputada Federal Camila Jara (PT) considera a decisão hipócrita, irresponsável e autoritária. “As barreiras de Trump não são apenas agressões ao Brasil, são retratos da hipocrisia típica do autoritarismo. Da porteira para dentro, Trump quer ser liberal e da porteira para fora, ele quer protecionismo. Para piorar, esse discurso encontra cúmplices dentre líderes brasileiros que deveriam lutar pelos interesses nacionais”, disse a deputada.
A parlamentar também diz que a medida pode fazer com que a Direita acabe cortando laços com o setor do agronegócio, um dos que mais apoiam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“O que vemos hoje é uma profunda irresponsabilidade da extrema-direita no Brasil. Numa única tacada, estão afundando justamente o setor que mais os apoia: o agronegócio. Estão colocando o país em risco para atender a um projeto pessoal de poder, um projeto que não tem compromisso com o Brasil, mas apenas com disputa e interesses eleitorais. Nós seguimos firmes, reafirmando que as veias abertas da América Latina continuam pulsando. E enquanto houver injustiça, desigualdade e ameaça à nossa soberania, nós estaremos na luta”, ressaltou.
Após uma série de embates e troca de farpas nas redes sociais com o presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, foi definida a porcentagem sobre os produtos importados do Brasil. Trump fez o anúncio na rede social Truth Social, onde menciona perseguição do STF (Supremo Tribunal Federal) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Além disso, o norte-americano diz ainda que as relações comerciais entre o Brasil e os EUA são injustas. Até o momento, Donald Trump já definiu tarifas de ao menos sete países, sendo o Brasil com o maior percentual.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.