Pular para o conteúdo
Política

Cinco vereadores faltam em sessão de votação ao veto do PL ‘Ar no Busão’

Apenas seis parlamentares foram favoráveis à proposta e tentaram derrubar o veto do Executivo
Anna Gomes -
(Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Apenas seis vereadores foram favoráveis à proposta de ter ar-condicionado nos novos ônibus do Consórcio Guaicurus. Pelo menos cinco parlamentares estavam ausentes na sessão que votou o veto do Projeto de Lei ‘Ar no Busão’, na manhã desta quinta-feira (4), na Câmara de .

A proposta, do vereador Landmark Rios (PT), obriga o Consórcio Guaicurus a instalar ar-condicionado nos novos ônibus, mas, dos 24 parlamentares presentes, apenas seis foram favoráveis à derrubada do veto do Executivo que alega ”vício de iniciativa” e a possibilidade de reequilíbrio financeiro no contrato com o Consórcio Guaicurus.

Antes de ir para o Executivo, no dia 26 de junho, a proposta foi aprovada por quase todos os vereadores, mas a maioria dos parlamentares, antes favoráveis à proposta, preferiu agora manter o veto na sessão ordinária de hoje. Os que são favoráveis ao “Ar no Busão”, além do autor da proposta, Landmark, foram: Luiza Ribeiro (PT), Jean Ferreira (PT), Coringa (MDB), Dr. Lívio (União Brasil) e Maicon Nogueira (PP). Wilson Lands (PL) disse ser favorável, mas o voto dele não foi contado, por não estar no plenário.

Para que a climatização se tornasse lei, eram necessários 15 votos para derrubar o veto. Para Landmark, a votação foi um teste direto para aqueles que, há pouco mais de dois meses, levantaram a mão em apoio à iniciativa. A relatora da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga o Consórcio Guaicurus, Ana Portela (PL), e o presidente da Câmara, Papy (), estavam entre os ausentes na sessão.

Pouco antes da votação do veto, os vereadores entraram em divergência, já que alguns queriam que a proposta fosse votada nominalmente, o que acabou não acontecendo.

O vereador Landmark, que tem articulado para conseguir os 15 votos necessários, afirma que a decisão mostrará quem está realmente ao lado da população.

“Essa votação é um divisor de águas. O trabalhador que pega ônibus todos os dias, debaixo do calor, merece mais dignidade. O ‘Ar no Busão’ é uma medida justa, necessária e possível. Quem votar contra estará votando contra o povo”, provocou o parlamentar.

A vereadora Luiza Ribeiro também questionou o serviço oferecido pelo Consórcio Guaicurus, alegando que o usuário paga caro para correr riscos.

“A situação da frota é gravíssima. Identificamos a irresponsabilidade do Consórcio Guaicurus. As pessoas pagam caro para correr riscos. Uma cidade como Campo Grande, viver nessas condições, é um absurdo. Temos temperaturas altíssimas. O diretor do Consórcio Guaicurus teve a capacidade de dizer que não adianta colocar ar-condicionado. Aquele aço do ônibus esquenta e aquece, fazendo ficar um calor insuportável”, afirma Luiza Ribeiro.

Líder da prefeita na Casa de Leis, vereador Beto Avelar (PP) alegou que, no momento, não seria possível a proposta ser colocada em prática. “Desde a primeira gestão, a Casa vem buscando melhorar as tarifas, mobilidade urbana, terminais e, principalmente, a qualidade dos ônibus. Ontem foi extremamente quente. O ar-condicionado no ônibus é muito importante, todos nós queremos, mas temos que verificar, pois precisamos seguir as leis, e ela precisa ser cumprida. O projeto tem vício. Não podemos interferir em um contrato que já está vigente”, disse Beto.

Coringa questionou o valor da passagem do transporte público e disse que o Consórcio Guaicurus não oferece o serviço à altura da cobrança que faz.

“Os passageiros pagam uma das passagens mais caras do Brasil e não recebem o serviço de qualidade. As pessoas só querem um bom serviço. Se tiver qualidade, vai atrair muitos clientes. Defendi a CPI, que vai apontar vários erros, inclusive na hora de assinar o contrato. Ar não é mais luxo, é qualidade de vida”, destacou Coringa.

*Matéria editada às 13h25, para acréscimo de informações.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adeus a Celso Poli, um gigante do turismo

Xi Jinping e Kim Jong Un prometem cooperação aprimorada durante reunião em Pequim

Governo autoriza nomeação de 1.316 candidatos aprovados no primeiro CPNU

Confira escalação: Seleção se despede do Brasil em duelo contra o Chile no Maracanã

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

‘Nossa guerreira’: amigos lamentam morte de Dayane, vítima de feminicídio em Nova Alvorada do Sul

PREDADOR FOGO BIOPARQUE

Agressivo, predador ‘de fogo’ é o novo morador do Bioparque Pantanal

Contratada para divulgar agência em troca de viagens denuncia suposto golpe em MG

Últimas Notícias

Política

Estatuto do Pantanal segue para sanção presidencial; relembre projeto de preservação

Parlamentar de MS relatou projeto na Câmara dos Deputados

Polícia

Familiares de jornalista preso por estupro em Campo Grande estão recebendo ameaças, diz advogado

Defesa nega todos os fatos e deve entrar com pedido de liberdade

Cotidiano

MPT-MS media pagamento de mais de R$ 1 mi em retroativos para enfermeiros em Ponta Porã

Após quase dois anos de espera, cerca de 100 profissionais de enfermagem que trabalham no Hospital Regional José Simone Netto, receberam os valores

Cotidiano

“Estamos no caminho certo”, diz Adriane após Campo Grande liderar ranking de competitividade

Capital ocupou a 1ª colocação no Ranking de Competitividade dos Municípios do Centro-Oeste, elaborado pelo Centro de Liderança Pública