Pular para o conteúdo
Política

Por que cidade de MS colocou síndicos e empresários para denunciar pedofilia na internet?

Responsáveis por locais de uso coletivo deverão comunicar qualquer situação que possa indicar ciberpedofilia em espaços como casas de eventos e condomínios
Fábio Oruê -
pedofilia
Síndicos precisarão denunciar esse tipo de crime em São Gabriel do Oeste (Reprodução, Redes Sociais)

A prefeitura de sancionou uma lei que coloca síndicos, empresários e quaisquer responsáveis por locais de uso coletivo a denunciar indícios de casos de pedofilia na internet, a partir de sanção da ‘Lei Felca’, neste semana.

Assim, o prefeito Leocir Paulo Montagna (PSD) quer fechar o cerco contra a Ciberpedofilia após a repercussão dos casos denunciados pelo youtuber Felca. Além da questão da denúncia, a lei estabelece diretrizes e ações preventivas, educativas e de apoio às vítimas.

A lei considera a ciberpedofilia o de vulnerável — com premeditação em espaços virtuais —, a de menores e também a adultização de crianças ou adolescentes. Nesse último caso, o estímulo ou exposição precoce a comportamento sexual, como as famosas ‘dancinhas do Tiktok’ ao som de músicas com apologia ao sexo, entram neste ‘balaio’.

Além disso, a linguagem, roupas e interações de caráter sexual também são tidas como ciberpedofilia. A denúncia de Felca relaciona esse tipo de conteúdo — aparentemente lícito e inocente — disponibilizado nas redes sociais e o uso do mesmo por rede de pedófilos que age na internet.

Onde síndicos e empresários entram no caso?

A lei traz ainda que qualquer responsáveis por espaços de uso coletivo deverão comunicar imediatamente qualquer situação ou indício de ciberpedofilia que souberem. Incluindo, nesses casos, o aliciamento, assédio ou tentativa de contato para marcação de encontros pelas redes sociais, aplicativos de mensagens, e-mails e até jogos on-line.

Assim, além dos responsáveis pelos órgãos públicos — engloba desde ônibus escolar até sedes da administração pública —, síndicos e empresários encarregados de espaços privados devem fazer os comunicados às autoridades.

pedofilia
Área comum em condomínio (Divulgação, Governo Federal)

Qualquer tipo de ciberpedofilia que se desenrolar em centros comerciais, estabelecimentos de hospedagem, casas de espetáculo, áreas comuns de condomínios, espaços culturais, esportivos e de entretenimento precisam de denúncias.

Muitos desses conteúdos, como as dancinhas ou vídeos como os gravados pelo influencer Hytalo Santos, acabam sendo produzidos em festas e até nas áreas dos condomínios. Caso esses responsáveis não comunicarem, podem ser punidos com sanções administrativas.

Além disso, a obrigação da lei não substitui o dever de outras pessoas da sociedade civil de denunciar esse crime às autoridades. Os espaços e canais para denúncias serão sigilosos.

Ações da prefeitura contra a pedofilia na internet

Por outro lado, a prefeitura de São Gabriel do Oeste deve garantir o atendimento humanizado, sigiloso e multidisciplinar às vítimas. Esse atendimento deve ter suporte social, psicológico e jurídico.

Além disso, vai desenvolver campanhas educativas e informativas sobre segurança digital e prevenção à exploração sexual virtual. O canal Disque 100 para as denúncias deve ter ampla divulgação.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pesquisas de universidades públicas promovem detecção de metanol

Brasil já tem 127 casos suspeitos de intoxicação de metanol, diz ministro da Saúde

Preço da cesta básica tem redução de 6,44%, mas variação de preços pode chegar até 344%

Dia das Crianças: brinquedos seguem na preferência e comércio on-line tem opções a partir de R$ 20

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus vai ao STJ para se livrar de pagar R$ 150 mil por ônibus lotados na pandemia

CNU é amanhã: saiba as principais informações para fazer a prova

Projeto de lei quer isenção de IPVA para veículos rurais

Intoxicação por metanol: hospital de São Bernardo abre protocolo de morte cerebral de paciente

Últimas Notícias

Política

Eleição de diretório define possível ‘racha’ no PSB de MS para eleições de 2026

O partido terá eleições municipais no dia 13 de outubro, em Campo Grande

Cotidiano

SES autoriza retorno do Programa MS Saúde, mas apenas 38 hospitais estão aptos no estado

Programa que visa reduzir as longas filas de espera por exames e cirurgias eletivas estava suspenso há mais de 15 dias

Emprego e Concurso

Última semana para se inscrever em processos seletivos para professor substituto do IFMS

As oportunidades são para diversas áreas de conhecimento, nos campus de Nova Andradina e Naviraí

Trânsito

Vídeo mostra motociclista ferido ao ser atingido por caminhonete na Avenida Bandeirantes

Motorista da caminhonete foi fazer uma conversão e 'invadiu' a pista que o motociclista trafegava