Pular para o conteúdo
Política

Catan pede aplausos para atuação de Batalhão de Choque em bloqueio do MST

Deputados divergiram sobre atuação dos policiais e discussão acabou com suspensão da sessão na Alems
Fábio Oruê, Mirian Machado -
sessao mst
Sessão da Alems foi suspensa (Mirian Machado, Jornal Midiamax)

O deputado João Henrique Catan (PL) apresentou em sessão na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) nesta terça-feira (29) uma moção de aplausos pela atuação do Batalhão de Choque no bloqueio do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) na MS-379, em .

Durante o pequeno expediente, Catan se referiu à moção de aplauso em homenagem à Polícia Militar. Depois, o deputado Zeca do PT apresentou moção de repúdio à atuação do Choque. “[…] lutando por um pedaço de terra que produz um alimento que o não produz, nesse estado selvagem, e infelizmente virou caso de polícia”, disse.

Por sua vez, o deputado Coronel Davi (PL) também apresentou moção de repúdio, mas sobre a ação do MST na área. Ele alegou que o bloqueio afetava o direito de ir e vir e foi apoiado pelos deputados Catan e Neno Razuk (PL).

A fala foi rebatida pelos petistas Zeca e Gleice Jane, que defenderam as demandas do MST. A partir de então iniciou-se uma discussão, onde os deputados pediam ‘pela ordem’. Assim, acabou suspensa por 3 minutos pelo deputado Renato Câmara (MDB), que presidia a sessão.

Bloqueio do MST

Os policiais usaram bombas de efeito moral e máquinas e conseguiram expulsar o grupo que estava na parte interna do imóvel que pertence à JBS.

O clima ficou tenso e as negociações tiveram que ser intermediadas pelo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

O secretário da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Antonio Carlos Videira, explicou que a atuação das equipes no local ocorreu mediante a saída voluntária.

“Não tinha mandado de reintegração de posse, porque não precisa, eles entraram ontem e a gente tirou durante o período de flagrante. Mediante a mediação de saída voluntária”, disse.

‘Produção de alimentos’

Maquinário da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) também esteve presente para a retirada dos barracos que haviam sido montados no local.

Em nota publicada nas redes sociais, o MST-MS (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) afirma que a invasão é uma reivindicação pela destinação da área para a produção de alimentos.

“Na manhã deste sábado (26), cerca de 300 trabalhadores rurais ocuparam o latifúndio no município de Dourados, próximo ao Distrito de Panambi, reivindicando a destinação da área para a produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos. O acampamento Esperança, em si, já é produtivo, pedagógico e formativo, havendo produção de viveiros, visando, com maestria, a Agroecologia”, diz trecho da nota.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Justiça Itinerante

Casais aproveitam inauguração de novo ônibus da Justiça Itinerante para oficializar união

Familiares de deputado morto na fronteira com MS pedem impeachment de procurador-geral

Detector de IA versus verificador de plágio: qual é a diferença?

marcha

Pastores de MS lançam Marcha para Jesus com evento no dia 2 de maio

Notícias mais lidas agora

Justiça nega pedido de despachante e mantém juíza em ação por fraude no Detran-MS

união brasil

União Brasil e Progressistas oficializam federação nesta terça-feira

Dívida de R$ 10 mil motivou assassinato de Sandro na frente da esposa por PM 

Paralisação Nacional “Breque dos Apps”

“Não mudaram nada”: Um mês após paralisação, iFood anuncia reajuste para motoentregadores

Últimas Notícias

Cotidiano

Rio Miranda sobe 14 centímetros em 24 horas e chega a 6,8 metros após chuvas constantes

Todos os principais rios de Mato Grosso do Sul encontram-se em nível de alerta

Mundo

Como o papa Francisco impediu que cardeal condenado por desvio participasse do conclave

Italiano Giovanni Angelo Becciu foi condenado por desvio de verbas

Brasil

Moraes dá 48 horas para defesa de Collor apresentar íntegra de exames

Defesa pede cumprimento de pena em prisão domiciliar humanitária

Cotidiano

Motorista enfrenta diarreia de 3 dias após morder hot dog mofado em Campo Grande

Hot dog embolorado acarretou em prejuízos financeiros e à saúde do motorista