Pular para o conteúdo
Política

Catan pede aplausos para atuação de Batalhão de Choque em bloqueio do MST

Deputados divergiram sobre atuação dos policiais e discussão acabou com suspensão da sessão na Alems
Fábio Oruê, Mirian Machado -
sessao mst
Sessão da Alems. (Mirian Machado, Jornal Midiamax)

O deputado João Henrique Catan (PL) apresentou em sessão na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) nesta terça-feira (29) uma moção de aplausos pela atuação do Batalhão de Choque no bloqueio do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) na MS-379, em .

Durante o pequeno expediente, Catan se referiu à moção de aplauso em homenagem à Polícia Militar. Depois, o deputado Zeca do PT apresentou moção de repúdio à atuação do Choque. “[…] lutando por um pedaço de terra que produz um alimento que o não produz, nesse estado selvagem, e infelizmente virou caso de polícia”, disse.

Por sua vez, o deputado Coronel Davi (PL) também apresentou moção de repúdio, mas sobre a ação do MST na área. Ele alegou que o bloqueio afetava o direito de ir e vir e foi apoiado pelos deputados Catan e Neno Razuk (PL).

A fala foi rebatida pelos petistas Zeca e Gleice Jane, que defenderam as demandas do MST. A partir de então iniciou-se uma discussão, onde os deputados pediam ‘pela ordem’. Assim, acabou suspensa por 3 minutos pelo deputado Renato Câmara (MDB), que presidia a sessão.

Bloqueio do MST

Os policiais usaram bombas de efeito moral e máquinas e conseguiram expulsar o grupo que estava na parte interna do imóvel que pertence à JBS.

O clima ficou tenso e as negociações tiveram que ser intermediadas pelo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

O secretário da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Antonio Carlos Videira, explicou que a atuação das equipes no local ocorreu mediante a saída voluntária.

“Não tinha mandado de reintegração de posse, porque não precisa, eles entraram ontem e a gente tirou durante o período de flagrante. Mediante a mediação de saída voluntária”, disse.

‘Produção de alimentos’

Maquinário da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) também esteve presente para a retirada dos barracos que haviam sido montados no local.

Em nota publicada nas redes sociais, o MST-MS (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) afirma que a invasão é uma reivindicação pela destinação da área para a produção de alimentos.

“Na manhã deste sábado (26), cerca de 300 trabalhadores rurais ocuparam o latifúndio no município de Dourados, próximo ao Distrito de Panambi, reivindicando a destinação da área para a produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos. O acampamento Esperança, em si, já é produtivo, pedagógico e formativo, havendo produção de viveiros, visando, com maestria, a Agroecologia”, diz trecho da nota.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Condomínio residencial CH07 no Aero Rancho

De incêndio a vazamentos: seguro residencial cresce na preferência de sul-mato-grossenses

Arquidiocese de Campo Grande recebeu área para construção no Assentamento Estrela (Arquidiocese de Campo Grande, Divulgação)

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Motorista, envolvido com tráfico de drogas, ficou nervoso ao ver viatura da polícia no Tiradentes

Esportes

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

Jogo acontece na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão

Transparência

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), cometeu crime ambiental e seria processado

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra mais 25 óbitos por síndrome respiratória

Nesta semana epidemiológica, 65 casos foram registrados, 120 a menos que na semana epidemiológica 27