Pular para o conteúdo
Política

Caravana com 500 indígenas e lideranças políticas de MS participa de assembleia em Brasília

Acampamento Terra Livre ocorre todos os anos desde 2004 e conta com indígenas de todo o Brasil
Fábio Oruê, Marcus Moura -
indígenas
Demarcação é a principal demanda dos indígenas de MS (Divulgação)

Cerca de 500 indígenas de diversos povos em estão em para o Acampamento Terra Livre, a maior Assembleia dos Povos e Organizações Indígenas do Brasil. O evento ocorre durante toda a semana.

Levam as demandas dos indígenas sul-mato-grossenses para a assembleia o representante executivo da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) em MS, Alberto Terena, e o coordenador do Conselho do Povo Terena de MS, Valcelio Figueiredo Terena.

Neste terça-feira (8), os indígenas participaram de uma marcha contra o Marco Temporal. Segundo a ex-subsecretária de Políticas Públicas dos Indígenas de Mato Grosso do Sul, Silvana Terena, a principal demanda dos povos do Estado é a .

O evento deve reunir 9 mil indígenas do Brasil e também com representantes a nível internacional. Ao todo, 8 ônibus e carros saíram de MS com destino à Brasília, com cerca de 500 indígenas. O ATL (Acampamento Terra Livre) ocorre anualmente desde 2004, no mês de abril, no Distrito Federal.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

“[…] em pauta a educação escolar indígena, saúde e demarcação do nosso território. Então nós estamos aqui até sexta-feira pautando isto para entregar para várias organizações, instituições governamentais para que as nossas pautas sejam aí encaminhada de uma forma que dê resultado”, diz Alberto Terena.

apib
Mulheres indígenas de MS (Divulgação)

Da aldeia Aldeinha, em , a educadora e pesquisadora Évelin Hekeré representa também as mulheres indígenas de Mato Grosso do Sul. “[…] é uma grande reunião com as grandes lideranças de vários povos de todo o Brasil para discutir nossas demandas e nossas cidades. Então, hoje, a mulher terena está sendo representada aqui dentro desse espaço de Brasília, buscando melhorias para nossas comunidades, nossas crianças, nossas anciãs”, diz.

Acampamento Terra Livre

O 21º Acampamento Terra Livre começou na segunda-feira (7) e vai até sexta-feira (11). A mobilização está estruturada em cinco eixos: “Apib Somos Todos Nós”, “Resistência e Conquista”, “Desconstitucionalização de Direitos”, “Fortalecendo a Democracia” e “Em Defesa do Futuro – A Resposta Somos Nós”.

Entre os temas debatidos na plenária principal do ATL estão os conflitos em territórios indígenas, a criação da Comissão Nacional da Verdade Indígena, a Câmara de Conciliação do STF (Supremo Tribunal Federal), a transição energética justa e a resistência LGBTQIA+.

Nesta terça e na quinta-feira (10), os povos indígenas marcham pelas ruas da capital federal nos atos “Apib Somos Todos Nós: Nosso Futuro Não Está à Venda” e “A Resposta Somos Nós”. Além disso, serão lançados um documentário sobre os 20 anos da Apib e a Comissão Internacional Indígena para a COP30.

O Acampamento Terra Livre é organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e suas sete organizações regionais de base: Apoinme, ArpinSudeste, ArpinSul, Aty Guasu, Conselho Terena, Coaib e Comissão Guarani Yvyrupa. Segundo a Apib, são esperados entre 6 e 8 mil indígenas de mais de 200 povos para a mobilização.

apib
Esta é a maior assembleia indígena do Brasil (Divulgação)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Macaco que anda ‘como humano’ choca turistas em praia do Pará: ‘Não é IA’

PF deflagra operação em Sidrolândia contra esquema de contrabando de cigarro

navirai camara

Juiz ratifica provas após erro processual anular condenação de ex-presidente de Câmara

‘Briga familiar e drogas’, relata sobrinho de homem morto sobre vila em que Emanuelly morava

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

De Campo Grande, casal morre em acidente de carro na Raposo Tavares

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Com aeronave e equipe em solo, Bombeiros usam 21 mil litros em combate à incêndio

Incêndio atingiu área de vegetação na zona rural de Campo Grande, próximo aos bairros Santa Luzia e José Abraão, na região noroeste da capital

Esportes

Corinthians e Cruzeiro avançam à final do Campeonato Brasileiro Feminino

Final do Brasileiro será disputada em partidas de ida e volta nos dias 7 e 14 de setembro

Trânsito

Comerciante morre em capotagem na MS-316, em Paraíso das Águas

Wilson era bastante conhecido no distrito de Pouso Alto e a morte dele comoveu a cidade

Cotidiano

VÍDEO: Incêndio atinge área de vegetação ao lado de residencial no Jardim Seminário

Fogo se espalhou rapidamente e fumaça se alastrou por todo o bairro