Projeto de Lei enviado pelo Executivo propõe a criação da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande. O texto será apreciado em única discussão e votação na sessão da próxima terça-feira (13) da Câmara Municipal.
Para ser aprovada a criação da nova pasta, bastará apenas aprovação da maioria simples, ou seja, 15 votos. Caso isso aconteça, o texto vai para promulgação.
A partir disso, a prefeitura poderá criar a nova estrutura.
Atualmente, o município possui a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Lazer), que abrange a Secult (Secretaria executiva da Cultura), que é um setor mais ligado à cultura.
Conforme o site oficial da prefeitura, é nessa secretaria executiva que são feitas ações como exposições, gestão da Casa de Cultura, assim como onde são publicados editais para fomento à cultura e credenciamento de artistas, por exemplo.
Dessa forma, uma fundação municipal de cultura ficará responsável por conduzir as políticas públicas de cultura no âmbito municipal em Campo Grande. Terá a missão de aproximar mais a gestão municipal do setor, para desenvolver a cultura na cidade.
Vale ressaltar que, por lei, 1% do orçamento de Campo Grande é destinado para a Cultura. Assim, a Capital destinará, somente em 2025, R$ 68 milhões para o setor, já que tem orçamento estimado em R$ 6,8 bilhões para este ano.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!