A Câmara de Vereadores de Terenos convocou uma coletiva de imprensa na sexta-feira (12), para apresentar os encaminhamentos institucionais cabíveis, após a prisão do prefeito Henrique Budke (PSDB), na terça-feira (9).
Segundo a publicação feita pelo presidente da Casa de Leis, vereador Leandro Caramalac, a Câmara Municipal de Terenos tomou conhecimento de fatos recentes envolvendo o Poder Executivo ocorridos na última terça-feira, e acompanha o tema com a devida atenção institucional.
“Comunicamos que, na próxima sexta-feira, dia 12 às 8h, a Câmara Municipal fará pronunciamento oficial, apresentando à sociedade os encaminhamentos institucionais cabíveis, sempre pautados pela lei e pela preservação da estabilidade administrativa do município e da continuidade dos serviços públicos”, diz um trecho da nota.
Prefeito preso
O prefeito foi preso durante a operação Spotless, junto com um policial militar do Choque, o terceiro-sargento Fábio André Hoffmeister Ramires. Além deles, outras 10 pessoas foram presas: Arnaldo Santiago, Sansão Inácio Rezende, Nadia Mendonça Lopes, Orlei Figueiredo Lopes, Genilton da Silva Moreira, Eduardo Schoier, Fernando Seiji Alves Kurose, Henrique Wancura Budke, Hander Luiz Corrêa Chaves, Fábio André Hoffmeister Ramires, Sandro José Bortoloto e Valdecir Batista Alves.
Henrique Budke é apontado como líder da organização criminosa que desviou mais de R$ 15 milhões dos cofres públicos, segundo a investigação.
Cartas marcadas e repasse para prefeito
O Gaeco aponta que o grupo que participava do esquema apelidado de ‘farra das empresas convidadas’ arranjava atores e manipulavam propostas para que as licitações fossem vencidas por quem eles quisessem.
Como prefeito e líder do bando, Budke seria o principal beneficiário das propinas.
Em uma ocasião, na Tomada de Preço 006/2022, Budke teria recebido propina de R$ 255 mil, que corresponde a cerca de 7,5% do valor total da obra licitada.
A partir de conversas em aparelhos celulares, os investigadores identificaram uma reunião, entre o empreiteiro Sandro Bortolotto (preso) com o prefeito.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.