O senador Nelsinho Trad (PSD) diz que a viagem para os Estados Unidos deve acalmar os ânimos no cenário político que anda quente nos últimos dias. O parlamentar, que também é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, viaja em busca de soluções, principalmente visando negociar a tarifa de 50% imposta por Donald Trump ao Brasil.
A também senadora de MS, Tereza Cristina (PP), está na comissão de 8 integrantes aprovada pelo Senado que viaja na próxima sexta-feira (28).
“Quem tem que negociar é o Executivo, feito pelo Alckmin e nós temos o dever de dialogar. Nossa Comissão faz pontes com os parlamentares americanos. No nosso entendimento, queremos baixar a temperatura, ter uma mesa de diálogo sensata e tranquila. Queremos mostrar que a situação é ruim para o Brasil, mas também é muito ruim para os Estados Unidos”, adiantou o senador.
Missão nos EUA
A viagem marcada é para tentar contornar a situação do tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump ao Brasil, com validade a partir de 1º de agosto. Segundo o senador Nelsinho Trad, a agenda no país continua sendo construída.
Ainda conforme o senador sul-mato-grossense, a Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal tem a legitimidade de promover o diálogo. “O que nós estamos observando é que não está tendo um canal de diálogo franco, equilibrado, tranquilo, entre o Brasil e os Estados Unidos. E o que nós estamos querendo fazer é iniciar esse processo. Para, a partir de então, com a bandeira branca dos dois lados, porque ambos perdem com essas medidas, nós colocarmos na mesa quem tem poder de negociação, sendo o governo brasileiro com o governo americano”.
A comissão de senadores é composta por quatro titulares e quatro suplentes. Além de Nelsinho e Tereza Cristina (PP), viajam também os senadores Jacques Wagner (PT-BA), Fernando Farias (MDB-AL), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP); Rogério Carvalho (PT-SE); Esperidião Amin (PP-SC) e Carlos Viana (Podemos-MG). A missão foi definida como a CTEUA (Comissão Temporária Externa para Interlocução sobre as Relações Econômicas Bilaterais com os EUA).
Tarifaço
Se entrar em vigor em 1º de agosto, a medida poderá reduzir significativamente a exportação de diversos setores. Os EUA são o segundo principal destino dos itens brasileiros, atrás apenas da China.
Além disso, representam um mercado estratégico para a venda de bens diversificados e de maior valor agregado, como aviões executivos e eletroeletrônicos.
Atualmente, os EUA são o segundo maior comprador do insumo bovino do Brasil, ficando atrás somente da China.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***