Pular para o conteúdo
Política

Após pedido da ACP, Câmara retira da pauta PL do Programa Mais Creche

Proposta visa regulamentar critérios de acesso a vagas em creches conveniadas na falta de EMEIs
Marcus Moura -
Agora projeto volta ao debate interno para negociação entre as partes. (Foto: Arquivo/Midiamax e Reprodução)

A Câmara Municipal de retirou da pauta desta quinta-feira (20) o debate sobre a legalidade do PL nº 10.996/23, que cria o Programa Mais Creche, com o intuito de definir critérios para o preenchimento de vagas em creches na rede privada de ensino de Campo Grande, quando não houver vagas disponíveis nas EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil). O pedido de retirada foi feito pela ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública).

De autoria do vereador Clodoílson Pires (), o projeto passaria por uma avaliação sobre a legalidade da proposta, para decidir se sua tramitação na Casa de Leis continuaria, sem, contudo, haver uma análise sobre o mérito do projeto. Como não houve unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o parecer seria discutido em plenário. Entretanto, após deliberação com os , a medida foi retirada da pauta para ser debatida novamente.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Para o presidente da ACP, Gilvano Bronzoni, o recurso destinado à educação pública precisa continuar sendo investido no setor público, e não no privado. Ele afirmou que a instituição entende os anseios da Câmara em querer legislar sobre a questão, mas ressaltou que a solução precisa ser de longo prazo.

“Nós temos que achar a resolução, na realidade, inteira, que dê para a população o resultado de hoje, de o filho dela ter a vaga, e de amanhã, ter qualidade no ensino”, disse.

Ele ressalta que a valorização do ensino público só tem um caminho: investimentos na educação pública. “Queremos sentar com o Executivo e todos os envolvidos para construir uma política pública que enfrente a falta de vagas para crianças de 0 a 3 anos, mas que o dinheiro público permaneça no público e não vá para o privado.”

O programa proposto pelo vereador visa atender crianças de 0 a 3 anos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cadastradas na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, que não tenham conseguido matrícula devido à falta de vagas próximas às suas residências ou aos locais de trabalho dos responsáveis.

O parlamentar explica que, com a retirada, as partes vão se reunir com a interlocução da prefeita Adriane Lopes (PP) na Casa para que o projeto avance por meio de uma construção conjunta. “Se, depois do diálogo, percebermos que isso não vai avançar, não há necessidade de fazer um projeto desse tipo, porque, na verdade, este projeto não é da legislatura atual, mas da legislatura passada.”

Clodoílson ressalta que, quando foi apresentado, o projeto visava enfrentar o déficit de quase 11 mil vagas registradas à época. “Hoje, mais da metade dessas crianças já foram acomodadas. Então, às vezes, o projeto acaba se tornando obsoleto. A ideia era uma solução paliativa, para resolver um problema urgente. Depois de implementar, porque é um programa, ele pode ser mantido ou retirado. Não é algo obrigatório”, finaliza.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF