Pular para o conteúdo
Política

Após articulação às pressas, Câmara mantém presidência com Papy até 2028

Decisão antecipou rito formal previsto para dezembro de 2026, em manobra anunciada há menos de 3 dias
Vinicios Araujo, Thalya Godoy, Fábio Oruê -
Mesa Diretora teve alteração. (Helder Carvalho, Midiamax)

O atual presidente da Câmara de Vereadores, Epaminondas Neto, o Papy (), permanecerá no comando da Casa de Leis até o final de 2028. Em decisão unânime, os 29 vereadores da Casa reconduziram o presidente até 2028.

A decisão, antecipada 17 meses antes do prazo formal — previsto para dezembro de 2026 —, foi definida no início da tarde desta quinta-feira, 10 de julho, após uma articulação que durou cerca de 72 horas desde o anúncio oficial da bancada do PSDB em apoio à permanência de Papy na liderança do Legislativo da Capital.

A nova composição é válida somente a partir de 2027 e altera apenas as posições de vice-presidente e 2ª presidência, que ficarão a cargo de Lívio Leite (União Brasil) e Ana Portela (PL). André Salineiro, do PL, atual vice-presidente, deixará a posição para liderar o partido após o biênio 2025/26.

Caminho natural

Quando começou a ventilar a possibilidade da manobra, vereadores procurados pelo Midiamax não sinalizaram aversão. Como o caso do estreante Maicon Nogueira, PP, que vê a medida como um “caminho natural”.

“Foi assim com os últimos presidentes e acredito que deva ser assim também com o presidente Papy, é um rito natural. Eu tô em primeiro mandato, tô aprendendo muito sobre como funcionam as coisas aqui e eu confio nos meus colegas. Se esse for o entendimento da maioria, vai ter o meu voto também”, afirmou.

Júnior Coringa, do MDB, que chegou a se colocar como uma terceira via no final do ano passado, buscando liderar o Legislativo neste biênio, afirmou que agora defende a união em torno da manutenção da presidência nas mãos de Papy. “Eu acho que a população não quer uma briga, um racha dentro da Câmara”, avalia.

Assim como o emedebista, outros parlamentares veem na gestão de Epaminondas a harmonia necessária para o Legislativo avançar. Contudo, há também quem veja com preocupação o risco de interferências na Casa de Leis.

“Pela minha experiência, muitas vezes o Executivo quer interferir na independência dessas casas. Por mais que o discurso seja de que eles respeitem, sempre há interferência. É isso que está por trás dessa antecipação. A independência dos poderes”, afirmou Marquinhos Trad (PDT), que já foi prefeito de entre 2017 e 2022.

Encontro pré-anúncio

À imprensa, antes da votação, Papy afirmou que teria tido encontro com a cúpula do ninho tucano no início da semana. Os detalhes do encontro não foram explicitados, mas, na terça-feira (8), no final da tarde, o líder da bancada do partido na Câmara anunciou o apoio da legenda à manutenção do comando legislativo sob Papy.

A manobra rapidamente se articulou e, em menos de três dias, já estava divulgada no Diário Oficial, convocando para eleição, que formalmente estaria prevista para dezembro de 2026.

Vereadores acreditam que a mobilização em torno da reeleição da Mesa Diretora envolve o pleito de 2026. Ana Portela (PL) avalia a potencial saída de colegas de parlamento, caso sejam eleitos a outros cargos. Ronilço Guerreiro () já considera o risco de interferências políticas comprometerem as decisões dos vereadores, levando a tirar o foco das prioridades da cidade.

O Midiamax apurou que a medida seria uma estratégia do PSDB para garantir a presidência da Câmara Municipal de Campo Grande a Papy até o fim da 12ª Legislatura, em 2028, evitando, assim, a necessidade de negociar cargos em 2026, ano de eleição.

O mesmo movimento no “apagar das luzes” antes do recesso já ocorreu em legislaturas anteriores.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano