Após acenos de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, ao chefe do Executivo brasileiro, Luis Inácio Lula da Silva (PT), durante agenda da ONU em Nova York, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) se reuniu nesta quinta-feira (25) com assessores e diplomatas dos americanos que defendem recolocar a relação entre os países “nos trilhos certo”.
O encontro ocorreu na liderança do PSD no Senado Federal, em Brasília, e serviu para debater a evolução da relação bilateral e estender um convite para que a comitiva brasileira retorne a Washington.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
“A reunião durou mais de uma hora e meia e ficou claro o interesse renovado pelo Brasil, pela nossa relação bilateral e pela superação definitiva da crise do tarifaço. Tanto democratas quanto republicanos usaram a mesma expressão. Precisamos recolocar a relação Brasil-Estados Unidos nos trilhos certos, como vem sendo construída há mais de 200 anos de história compartilhada”, destacou o parlamentar sul-mato-grossense.
A reunião é um desdobramento das atividades da Comissão Temporária Externa Brasil-EUA (CTEUA), presidida por Trad. O grupo de oito senadores de diferentes partidos foi criado em julho, em resposta à imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pelos EUA.
Sob a liderança do sul-mato-grossense, missão parlamentar viajou a Washington, onde entregou relatórios técnicos sobre os impactos das tarifas e defendeu um diálogo de alto nível.
Durante o encontro desta quinta, a delegação americana, composta por assessores da senadora democrata Jeanne Shaheen e do senador republicano Pete Ricketts, além de diplomatas da embaixada, transmitiu uma mensagem de abertura do Senado norte-americano para o diálogo com o Congresso do Brasil.
“Eles ressaltaram que a missão do Senado brasileiro ao Washington em julho teve uma repercussão muito positiva por lá e plantou sementes importantes”, afirmou Nelsinho.
Os representantes também buscaram ouvir a perspectiva do Parlamento brasileiro sobre a imagem do país no exterior e discutiram a aproximação do Brasil com outros parceiros comerciais, como a China.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp
O senador Nelsinho Trad, que também preside a Comissão de Relações Exteriores (CRE), reforçou a postura pragmática do Brasil, a defesa do multilateralismo e a importância de um diálogo técnico para garantir previsibilidade e segurança jurídica aos setores produtivos.
Ele destacou que o canal de comunicação parlamentar foi estabelecido para que os Poderes Executivos possam negociar e propor soluções, evitando decisões unilaterais.
“O interesse comum é claro: preservar empregos aqui no Brasil e também lá nos Estados Unidos e garantir renda de milhares de famílias afetadas. Se preciso for, voltaremos a Washington para aprofundar nossa agenda, agora ouvindo mais congressistas”, afirmou o senador.
Acenos de Trump na ONU
Durante discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na terça-feira (23), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana.
O anúncio ocorreu após Trump fazer críticas ao Brasil, justificando a imposição de tarifas comerciais contra o país.
Segundo o líder republicano, o acordo para a reunião foi selado momentos antes de seu pronunciamento, durante um encontro breve com o presidente brasileiro nos corredores da sede da ONU, em Nova York.
“Lula e eu nos abraçamos e concordamos em nos encontrar”, declarou Trump.
Apesar do gesto, Trump afirmou que o Brasil “enfrenta grandes tarifas por tentar censurar cidadãos americanos” e acusou o governo brasileiro de “perseguir opositores políticos nos EUA”.
O presidente americano relatou que passou por Lula a caminho do púlpito e “não imaginava falar isso sobre o Brasil”.
Na sequência, Trump defendeu as medidas tarifárias como um “mecanismo de defesa para os americanos” e uma forma de “garantir a soberania dos EUA”.
Ele reiterou que seu governo busca “acordos comerciais justos e recíprocos”, mas que continuará a utilizar tarifas como instrumento de pressão quando considerar que os interesses americanos estão ameaçados.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!