Pular para o conteúdo
Política

Após acenos de Trump, americanos encontram Nelsinho e defendem “relação nos trilhos certos”

Após acenos de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, ao chefe do Executivo brasileiro, Luis Inácio Lula da Silva (PT), durante agenda da ONU em Nova York, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) se reuniu nesta quinta-feira (25) com assessores e diplomatas dos americanos que defendem recolocar a relação entre os países “nos trilhos certo”. O … Continued
Vinicios Araujo -
Nelsinho reúne com assessores americanos. Foto: Divulgação/Assessoria

Após acenos de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, ao chefe do Executivo brasileiro, Luis Inácio Lula da Silva (PT), durante agenda da ONU em Nova York, o senador (PSD-MS) se reuniu nesta quinta-feira (25) com assessores e diplomatas dos americanos que defendem recolocar a relação entre os países “nos trilhos certo”.

O encontro ocorreu na liderança do PSD no Senado Federal, em , e serviu para debater a evolução da relação bilateral e estender um convite para que a comitiva brasileira retorne a Washington.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

“A reunião durou mais de uma hora e meia e ficou claro o interesse renovado pelo Brasil, pela nossa relação bilateral e pela superação definitiva da crise do tarifaço. Tanto democratas quanto republicanos usaram a mesma expressão. Precisamos recolocar a relação Brasil-Estados Unidos nos trilhos certos, como vem sendo construída há mais de 200 anos de história compartilhada”, destacou o parlamentar sul-mato-grossense.

A reunião é um desdobramento das atividades da Comissão Temporária Externa Brasil-EUA (CTEUA), presidida por Trad. O grupo de oito senadores de diferentes partidos foi criado em julho, em resposta à imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pelos EUA.

Sob a liderança do sul-mato-grossense, missão parlamentar viajou a Washington, onde entregou relatórios técnicos sobre os impactos das tarifas e defendeu um diálogo de alto nível.

Durante o encontro desta quinta, a delegação americana, composta por assessores da senadora democrata Jeanne Shaheen e do senador republicano Pete Ricketts, além de diplomatas da embaixada, transmitiu uma mensagem de abertura do Senado norte-americano para o diálogo com o Congresso do Brasil.

“Eles ressaltaram que a missão do Senado brasileiro ao Washington em julho teve uma repercussão muito positiva por lá e plantou sementes importantes”, afirmou Nelsinho.

Os representantes também buscaram ouvir a perspectiva do Parlamento brasileiro sobre a imagem do país no exterior e discutiram a aproximação do Brasil com outros parceiros comerciais, como a China.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

O senador Nelsinho Trad, que também preside a Comissão de Relações Exteriores (CRE), reforçou a postura pragmática do Brasil, a defesa do multilateralismo e a importância de um diálogo técnico para garantir previsibilidade e segurança jurídica aos setores produtivos.

Ele destacou que o canal de comunicação parlamentar foi estabelecido para que os Poderes Executivos possam negociar e propor soluções, evitando decisões unilaterais.

“O interesse comum é claro: preservar empregos aqui no Brasil e também lá nos Estados Unidos e garantir renda de milhares de famílias afetadas. Se preciso for, voltaremos a Washington para aprofundar nossa agenda, agora ouvindo mais congressistas”, afirmou o senador.

Acenos de Trump na ONU

Durante discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na terça-feira (23), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana.

O anúncio ocorreu após Trump fazer críticas ao Brasil, justificando a imposição de tarifas comerciais contra o país.

Segundo o líder republicano, o acordo para a reunião foi selado momentos antes de seu pronunciamento, durante um encontro breve com o presidente brasileiro nos corredores da sede da ONU, em Nova York.

“Lula e eu nos abraçamos e concordamos em nos encontrar”, declarou Trump.

Apesar do gesto, Trump afirmou que o Brasil “enfrenta grandes tarifas por tentar censurar cidadãos americanos” e acusou o governo brasileiro de “perseguir opositores políticos nos EUA”.

O presidente americano relatou que passou por Lula a caminho do púlpito e “não imaginava falar isso sobre o Brasil”.

Na sequência, Trump defendeu as medidas tarifárias como um “mecanismo de defesa para os americanos” e uma forma de “garantir a soberania dos EUA”.

Ele reiterou que seu governo busca “acordos comerciais justos e recíprocos”, mas que continuará a utilizar tarifas como instrumento de pressão quando considerar que os interesses americanos estão ameaçados.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Aferição de pressão

Dia Mundial do Coração: ação visa prevenção de doenças cardiovasculares em Campo Grande

Presidente do Conselho de Ética define relator do caso Eduardo Bolsonaro

CLIPE AFONSO PENA

Gravado na Afonso Pena, videoclipe em homenagem à avenida já está no YouTube

SES publica regras para habilitação de hospitais em mutirões de ortopedia

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Consórcio Guaicurus faz pressão por multa de R$ 200 mil à Prefeitura por não aumentar tarifa a R$ 7,79

Dom Dimas receberá medalha de ‘Destaques da Década’ pelo desenvolvimento de Campo Grande

ônibus

Petição por fim do contrato com o Consórcio Guaicurus chega a 5,1 mil assinaturas em 72 horas

Homem é condenado por incêndio em mata e pastagem de aldeia indígena de Douradina

Últimas Notícias

Mundo

Tempestade tropical deixa ao menos quatro mortos nas Filipinas

Mais de 430 mil pessoas tiveram que deixar suas casas

Cotidiano

Aquidauana decreta luto após tragédia aérea que matou 4 no Pantanal

Município decretou pesar pelo falecimento do arquiteto Kongjian Yu, dos brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Júnior, e do piloto Marcelo Pereira Barros

Famosos

Após polêmica na Beija-Flor, Brunna Gonçalves é nova musa da Grande Rio

Contratação de Brunna Gonçalves na Grande Rio aconteceu um dia após a polêmica demissão da Beija-Flor

Polícia

Caminhoneiro é preso com quase 1 tonelada de maconha escondida em mudança de militar de Campo Grande

Caminhoneiro ficou surpreso ao saber das drogas no meio da carga na noite dessa quinta-feira (25)