Deputados do PT e PL protagonizaram embate acirrado nesta quarta-feira, 13 de agosto, em busca dos créditos de quem mais fez por Mato Grosso do Sul no comando do Governo Federal. O ‘bate-boca’ envolveu também simpatizantes mais conservadores do PSDB.
Enquanto petistas defendem que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou mais pelo Estado, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro exigem que a bancada petista reconheça os esforços do líder da direita nos investimentos destinados enquanto comandou o país entre 2019 e 2022.
O ‘bate-boca’ começou quando o deputado petista Pedro Kemp usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para falar sobre as obras e entregas realizadas pelo Governo Federal a MS nos últimos três anos liderados por Lula. Na lista, o parlamentar incluiu entrega de casas populares, rodovias e reforma agrária. “Queremos que seja creditado ao governo Lula o que tem sido feito”, exigiu.
Em seguida, o ruralista Zé Texeira afirmou que o ex-presidente Bolsonaro também entregou rodovias ao Estado e cutucou o colega dizendo que “Bolsonaro incomoda o PT dia e noite”.
“Quando foi que eu subi na tribuna para criticar o PT?”, questionou o decano da Alems.
Kemp então rebateu e acusou o tucano de nutrir a afinidade política pelo ex-presidente consumindo conteúdo jornalístico de canal que, segundo o petista, “só divulga fake news”. “Bolsonaro não fez nada para MS. Exigimos que as ações do Lula sejam creditadas ao governo federal”, voltou a cobrar.
Coronel David, do PL, por sua vez, afirmou que mais de 5,7 mil moradias foram construídas no Estado, sendo criticado por adversários petistas como Zeca e Kemp, que afirmaram que as casas do Programa Casa Verde e Amarelo entregues por Bolsonaro “derrotaram a cor”. Kemp completou que as residências foram construídas com verbas da ex-presidente Dilma Rousseff, a qual Bolsonaro teria dado continuidade.
David então acusou o PT de mentir. “Mais uma mentira do PT dita aqui nesta casa, porque só na segurança pública, o governo Bolsonaro investiu de 2019 a 2022, mais de R$ 150 milhões ao Mato Grosso do Sul. O MS, no governo do presidente Bolsonaro, foi o terceiro estado que mais recebeu investimento na segurança pública. Eu fico triste porque o PT só vem aqui para contar mentira e eles vivem de fazer narrativa para que a população do Mato Grosso do Sul acredite que esse governo, que nem começou ainda, tem o Bolsonaro na cabeça às 24 horas do dia e não consegue realizar nada de bom para o povo”, acusou o deputado.
Zeca do PT, então, usou a parte para falar sobre as casas entregas na Capital com recursos do governo Lula 3.
Momento em que Lidio Lopes (sem partido) defendeu que a esposa e prefeita Adriane Lopes (PP) sempre atribuiu créditos dos recursos investidos.
Zé Teixeira então usou a tribuna depois para falar que nenhuma casa popular é dada. O decano destacou que para obter a moradia, o cidadão paga por ela após encarar sorteio. “Esse é um governo de mentira, é um governo de farsa, é um governo que fica o dia inteiro com o Bolsonaro na cabeça, gente”, afirmou.
O governista, deputado Caravina (PSDB), disse que em 2022 Bolsonaro entregou ao governo estadual, sob a então gestão de Reinaldo Azambuja, 237 novas viaturas para a polícia. “44,5 bilhões de investimentos do governo federal na segurança pública. Tem que ir em outras áreas, mas na segurança pública está comprovado, com uma grande entrega, e avançou muito”, destacou o parlamentar.
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E você pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.
***