O deputado estadual Carlos Alberto David dos Santos, o Coronel David (PL), apresentou nesta quinta-feira (18) indicação ao Governo do Estado para implementar a jornada extraordinária para policiais e bombeiros de Mato Grosso do Sul. A medida seria uma alternativa aos “bicos”, que são trabalhos esporádicos nas folgas.
Atualmente, a PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) tem jornadas de trabalho 24×72, 12×36 e 12×72. Ou seja, 24 ou 12 horas de trabalho para 36 ou 72 horas de descanso.
Já a PCMS (Polícia Civil de MS) tem jornada 12×36 e o CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de MS) fixa escala conforme a hierarquia.
“A nossa proposta ao governo é para que estude a possibilidade de ser implantada aqui no Mato Grosso do Sul, como já existe em São Paulo, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, nos grandes centros, uma jornada extraordinária a fim de que esses PMs, bombeiros que estiverem de folga, possam vir trabalhar na instituição”, justificou David.
Ele comentou que há problemas frequentes por conta dos “bicos” e avalia que “assim a gente reforça o efetivo, melhora a sensação de segurança das pessoas, que vão ver mais policiais, mais bombeiros estando aptos ao atendimento de ocorrência, e o governo vai ter a possibilidade de ter uma melhora no policiamento, um reforço, sem a necessidade de fazer um novo concurso público”.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Bianca Iglesias)