O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) terá que cumprir prisão domiciliar após determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, na tarde desta segunda-feira (4). A decisão ocorre após o político descumprir medidas cautelares, como a proibição de uso de redes sociais para incentivar ataques à Suprema Corte.
Entre as medidas impostas está o uso de tornozeleira eletrônica; proibição de visitas, (exceto por familiares próximos e advogados) e recolhimento de todos os celulares disponíveis no local.
Uso das redes sociais
O decreto acontece um dia após manifestações de bolsonaristas, realizada no último domingo (3). Segundo Moraes, Bolsonaro descumpriu as medidas impostas. Isso porque, durante as manifestações, Bolsonaro realizou ligações com o filho e acompanhou as manifestações via internet.
Assim, Moraes ainda anexou uma captura de tela via Instagram, onde mostra uma foto de Bolsonaro acompanhando as manifestações.
Também segundo o ministro, o ex-presidente não poderia usar as redes sociais direta ou indiretamente.
“Agindo ilicitamente, o réu se dirigiu aos manifestantes reunidos em Copacabana, no Rio de Janeiro, produzindo dolosa e consciente material pré-fabricado para seus partidários continuarem a tentar coagir o Supremo tribunal Federal”, diz um trecho do decreto.
No decreto, Moraes também determinou apreensão dos celulares de Jair Bolsonaro.
Fez chamada com manifestantes em Dourados
O ex-presidente Jair Bolsonaro participou do ato pró-anistia neste domingo (3), realizado em Dourados, por telefone. Em uma videochamada feita pelo deputado federal por Mato Grosso do Sul, Rodolfo Nogueira (PL), Bolsonaro viu seus apoiadores por vídeo, ao vivo.
No município, o ato reuniu eleitores na principal via do município, a Avenida Marcelino Pires. Informações levantadas pelo Jornal Midiamax são de que os veículos e manifestantes ocupam mais de 15 quadras da via, que se deslocam em carreata.
Bolsonaro participou de outros atos
O mesmo aconteceu em outras cidades brasileiras. Um vídeo de Bolsonaro falando aos manifestantes reunidos em Copacabana foi publicado no perfil oficial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
“Palavras de Bolsonaro em Copacabana. A legenda é com vocês”, escreveu o senador na publicação.
Além disso, durante manifestação realizada em São Paulo, na Avenida Paulista, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também levantou o celular para mostrar uma chamada de vídeo com Bolsonaro.

“Bolsonaro não pode falar, mas pode ver”, afirmou Nikolas ao público, exibindo o rosto do ex-presidente.
“É sua forma, mesmo estando preso dentro de casa”, completou, em referência às medidas cautelares impostas pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
No entanto, ele apareceu no perfil oficial do filho exibindo a tornozeleira enquanto acompanhava as manifestações pelo Brasil.
Além disso, o ex-presidente saudou os apoiadores. Confira a participação de Bolsonaro por videochamada em Dourados.
Confira a decisão de Moraes na íntegra
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
*Matéria editada às 18h28 para acréscimo de informações