Pular para o conteúdo
Política

Agetran quer barrar coleta de assinaturas por intervenção ao Consórcio em terminais, diz Maicon

Vereador afirma que aguarda manifestação oficial da agência
Vinicios Araujo, Anna Gomes -
Maicon Nogueira já tem feito coletas de assinatura nos terminais de Campo Grande. Foto: Pietra Dorneles, Midiamax

O vereador Maicon Nogueira (PP) afirmou nesta manhã, 2/10, que a (Agência Municipal de Trânsito de ) estaria intencionada a barrar a coleta presencial de assinaturas nos terminais à petição pública pela intervenção ao Consórcio Guaicurus, detentora da concessão do da Capital. O serviço prestado pelo grupo bilionário foi alvo de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara de Vereadores.

De acordo com o parlamentar, um técnico da agência o procurou para afirmar que a coleta presencial nos terminais seria impedida. Maicon agora aguarda a manifestação oficial da pasta.

“Eu tô esperando a resposta formal da Agetran. Ouvi dizer que não vão liberar. Eu tô pagando pra ver”, disse o parlamentar, que mencionou a intenção de exercer manifestações com cartazes, faixas e panfletagens.

O protesto, se ocorrer, vai mirar o direito de coletar as assinaturas à petição e conscientizar a população sobre a precariedade do serviço do transporte público.

“Por que eu não vou poder fazer um protesto pacífico, avisado, com data e horário, colocando o nome das pessoas que estarão lá? Ninguém vai fazer nada de maneira violenta. Não é o meu perfil. E eu ouvi dizer que eles vão tentar proibir”, destacou o vereador.

Nesta quinta-feira, às 17h, deve ocorrer mais uma mobilização no terminal central, na Praça Ary Coelho. A petição é virtual, mas as coletas presenciais estão dando a oportunidade dos usuários do transporte coletivo participarem. Até às 11h17, o portal de coletas on-line já acumulava 7.459 assinaturas pela intervenção ao contrato.

A petição foi lançada no dia 22 de setembro. Para participar, basta acessar o link e preencher nome, telefone e CPF, e confirmar. Pode participar tanto usuários quanto cidadãos que desejam que o contrato bilionário de concessão do transporte coletivo entre a Prefeitura de Campo Grande e o Consórcio Guaicurus seja apurado.

Em tese, a intervenção vai garantir que a administração estabeleça um interventor que avalie se há cumprimento correto das cláusulas contratuais, se o grupo está em dia com os acordos firmados, podendo inclusive resultar na rescisão do contrato.

A CPI do Transporte Coletivo teve como principal alvo os empresários e dirigentes do Consórcio Guaicurus. Isso porque a empresa, apesar de lucrar com o serviço, segue impondo ao campo-grandense uma rotina de frota sucateada, linhas fantasmas, atrasos, superlotação e ausência de segurança aos usuários.

Foram centenas de denúncias registradas ao longo do processo de investigação na Câmara. O relatório final impôs o pedido de indiciamento dos diretores e ex-diretores, além do quadro societário do grupo empresarial, e também de servidores e ex-servidores das agências de regulação e trânsito de Campo Grande.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
francine ehlke inauguração sephora campo grande

Franciny Ehlke vem: inauguração da Sephora terá famosas e vouchers para primeiros clientes

Nepal escolhe menina de dois anos como nova deusa viva, venerada em duas religiões

Homem é assassinado a pauladas após ameaçar a mãe em aldeia de Dourados

Demência por corpos de Lewy: entenda a condição que afeta Milton Nascimento

Notícias mais lidas agora

Grupo alvo da PF usava caminhonetes clonadas e empresas de fachada para contrabando de drogas

câmara bancada ambiental anistia

Sem ausências, deputados federais de MS votaram a favor da isenção do IR até R$ 5 mil

Itambé Minas: saiba mais sobre o time que disputa Supercopa com o Sada Cruzeiro no Guanandizão

Abram as janelas: fumacê percorre o bairro Nova Lima nesta quinta-feira

Últimas Notícias

Cotidiano

Ao lado de atacadista, prefeitura leiloa imóvel na Avenida Coronel Antonino por R$ 7,7 milhões

Poderão participar pessoas físicas ou jurídicas desde que devidamente cadastradas no site da leiloeira

MidiaMAIS

‘Olhos fechados’ estreia em Campo Grande e traz reflexão sobre a reivenção do ser humano

Curta-metragem sul-mato-grossense será exibido no dia 7 de outubro, no Sesc Teatro Prosa

Cotidiano

Vai viajar? Confira os trechos interditados na BR-163 nesta quinta-feira

Além das 11 interdições, 16 trechos da BR-163 operam em sistema 'Pare e Siga'

Polícia

Haxixe misturado com carga hospitalar é apreendido em Naviraí

Uma mulher de 29 anos foi presa em flagrante