A Agenda dos Poderes tem na sua pauta desta semana encontros importantes. A prefeita Adriane Lopes (PP) e o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), têm encontro marcado para início da noite desta segunda-feira (14) na Prefeitura de Campo Grande.
A agenda tem o propósito de fortalecer a relação entre Estado e Município, debatendo projetos e investimentos.
Ao longo do dia, o governador deve assinar novos recursos para projetos do Minha Casa, Minha Vida e receber na governadoria prefeitos de Terenos e Juti, dando continuidade ao levantamento de necessidades do MS Municipalismo.
Legislativo
No legislativo da Capital, a agenda marca o início do recesso parlamentar. As atividades serão interrompidas na Câmara de Vereadores no dia 16, e na Assembleia Legislativa no dia 18. Contudo, antes de encerrar os trabalhos do semestre, os parlamentares encerram a pauta com votações.
Na Casa de Leis municipal, a sessão marcada para o dia 15, terça-feira, vai debater veto do Poder Executivo ao projeto de lei do vereador Jean Ferreira, que institui Programa de Combate ao Vício em Apostas e Jogos de Azar (Ludopatia), sob argumento de vício de iniciativa. Os vereadores ainda apreciam matérias de interesse da gestão municipal que autoriza crédito suplementar para despesas com o 1° Encontro ICLEI Brasil Centro Oeste COP 15 e manutenção de bens móveis para a Unidade de Triagem de Resíduos.
Também estão na pauta do legislativo municipal, o Projeto de Lei Complementar 966/23, do Executivo, que institui a PGUrb (Planta Genérica de Valores Imobiliários para fins Urbanísticos), e o Projeto de Lei 11.932/25, também do Executivo, que altera dispositivos da Lei 6.047, de 2018, que organiza o Sistema Municipal de Defesa do Consumidor que busca atualizar a nomenclatura, vínculo e estrutura organizacional do Procon Campo Grande, em razão de reforma administrativa. Com a alteração, o Procon Municipal passa a ser submetido à Secretaria Municipal de Assistência Social.
A Câmara ainda tem na sua agenda semanal para debater em audiência pública o tema “Violência no Ambiente de Trabalho – Plano de Ação”, que acontece às 9h do dia 14 de julho, e às 19h da mesma data, a sessão solene em homenagem à Agricultura Familiar.
Congresso
No Congresso, a repercussão da taxação do presidente Donald Trump ao Brasil ainda deve refletir medidas dos parlamentares. O senador Nelsinho Trad, do PSD-MS, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, convocou reunião extraordinária para o dia 15 de julho, a fim de discutir a estratégia brasileira diante das sações impostas pelo presidente norte-americano.
Ação social
No dia 19, autoridades encerram a semana com Ação Cidadania #TodosPorElas, no estádio Jacques da Luz. Voltada para o enfrentamento do feminicídio, a ação é promovida pelos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, oferecendo mais de 90 serviços gratuitos à população, nas áreas de cidadania, justiça e segurança.
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E você pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.
***