Pular para o conteúdo
Política

Adriane Lopes discursa para princesa do Japão e fala sobre sobá: ‘isso mostra’

O prato típico da cidade com raízes na imigração japonesa foi exaltado pela prefeita
Mariane Chianezi, João Ramos -
adriane discursa para princesa kako
Adriane Lopes e princesa Kako no palco - (Fotos: Reprodução das Redes Sociais e Henrique Arakaki, Midiamax)

A prefeita de , Adriane Lopes (PP), realizou um discurso nesta terça-feira (10), durante a recepção à princesa do Japão, Kako de Akishino, destacando a importância histórica e cultural da comunidade nipônica para a capital de . No centro das homenagens, esteve o tradicional sobá, prato típico da cidade com raízes profundas na japonesa.

Durante a cerimônia, a prefeita enalteceu a contribuição dos imigrantes e descendentes japoneses que, ao longo das décadas, ajudaram a moldar o desenvolvimento econômico, social e cultural de Campo Grande.

“A comunidade japonesa faz parte da história da nossa capital. A realização daqueles que aqui chegaram há muitos anos fez da nossa cidade o que é hoje uma das mais importantes do Brasil. Tudo se deve ao trabalho dessas pessoas que contribuíram e continuam contribuindo para os avanços de Campo Grande”, declarou Adriane.

Princesa Kako ao centro do palco e autoridades de Campo Grande à esquerda – (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Em um gesto simbólico, Adriane destacou o sobá, iguaria herdada da tradição okinawana e adaptada à local, como um exemplo do entrelaçamento cultural que define Campo Grande.

“Hoje nós reafirmamos um tratado de amizade e respeito, ressaltando a importância das famílias que vieram do Japão para a nossa Campo Grande. Nosso prato típico hoje é o sobá, que nasceu nas comunidades japonesas e se tornou um símbolo da nossa cidade. Isso mostra a tamanha importância e relevância da participação da comunidade japonesa no nosso desenvolvimento”, afirmou.

O evento fez parte da programação especial de celebração da amizade Brasil-Japão, reforçando laços diplomáticos e culturais entre os dois países. A visita da princesa japonesa representa não apenas um marco nas relações internacionais, mas também um reconhecimento à força e à identidade das comunidades nikkeis no Brasil.

Campo Grande, considerada a “capital do sobá”, abriga hoje uma das maiores comunidades de descendentes de japoneses no Centro-Oeste brasileiro, sendo a presença nipônica uma das mais visíveis e respeitadas na cultura local.

Princesa Kako em visita em Campo Grande | (Henrique Arakaki, Midiamax)

Kako na Capital

A passagem de Kako se restringirá a pontos específicos. Com seguranças ao redor de sua Alteza, também não será possível se aproximar para tirar selfies ou cumprimentar a realeza.

Com um cronograma definido pela Associação, ela não visitará os bairros da cidade, como muita gente imagina e até espera. Na Capital, vossa Alteza passará apenas por lugares simbólicos para sua comunidade, como a Escola Visconde de Cairu e a sede da Associação Nipo, além de se reunir com autoridades na Governadoria.

Nas redes sociais, muitos pretendentes têm manifestado interesse em se casar com Kako, nos moldes de filmes clássicos nos quais a princesa busca um príncipe. Contudo, os interessados podem tirar o cavalinho da chuva, pois a jovem de 30 anos de idade não veio ao Brasil com fins matrimoniais.

A passagem de Kako ao país sul-americano se dá pela celebração dos 130 anos da relação diplomática com o Japão. Há dez anos, os pais dela, Kiko e Akishino, estiveram na Capital de Mato Grosso do Sul pelo mesmo motivo.

Gente como a gente?

No Brasil desde o dia (5), Kako passou São Paulo (SP) e Curitiba (PR) antes de vir para Campo Grande na segunda (9) para cumprir os compromissos nesta terça (10). A realeza imperial do Japão surpreendeu ao embarcar em um voo comercial de Campinas (SP) para a cidade morena e mostrou por que sua popularidade é tão alta em seu país de origem.

Podendo fretar um voo, Kako entrou no avião como uma passageira qualquer, fez reverência com a cabeça cumprimentando a todos e ainda aceitou o lanchinho básico de biscoito de polvilho, bolinho industrializado, aviõezinhos gelatinosos e água, oferecidos pela companhia aérea.

A agenda da princesa do Japão no Brasil

Depois de passar por MS, vossa Alteza seguirá para Brasília, onde deverá cumprir agenda de dois dias, incluindo uma visita ao presidente Lula. A agenda segue no dia 13, com visita ao Rio de Janeiro. Já nos dias 14 e 15 de junho, os dois últimos da programação, Kako terá compromissos em Foz do Iguaçu.

Em todas as cidades, a princesa irá se encontrar com membros da comunidade Nikkei e pessoas ligadas ao Japão para celebrar a boa relação entre os países.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

TJMS lança campanha ‘Seja um Jurado Voluntário’

Caminhonete com duas toneladas de drogas colide com carreta durante perseguição

Capotamento mata mulher, deixa idoso e adolescente feridos na MS-465

PM e Vigilância Sanitária fazem operação em ferros-velhos na região da Nhanhá

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira licenciamento ônibus

Maicon desmente unanimidade em relatório da CPI do Consórcio e prepara novo documento

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

EUA retiram taxa das exportações nacionais de celulose e ferro-níquel

Últimas Notícias

Polícia

Líder do PCC, Piloto é condenado por assassinato de jovem ocorrido em cadeia no Paraguai

O crime teria sido cometido para impedir a extradição de Piloto para o Brasil

Cotidiano

VÍDEO: moradores de assentamento combatem incêndios em vegetação

As chamas se iniciaram por volta das 15 horas

Polícia

PRF e PM apreendem 1,3 tonelada de maconha após fuga na BR-267

No carro foram encontrados os tabletes de maconha

Brasil

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

7,8 mil vagas de mestrado e doutorado gratuitas a docentes