Nesta segunda-feira (13), a prefeita Adriane Lopes (PP) anunciou mais de R$ 100 milhões para educação infantil de Campo Grande. O valor do repasse federal tem como destino diversos projetos, desde obras até ampliação de vagas.
Em Brasília, a gestora da Capital se reuniu com equipe do MEC (Ministério da Educação) e integrantes da Coordenadoria-Geral de Educação Infantil. Conforme a Prefeitura de Campo Grande, o aporte acontece após o cadastramento de cerca de 2 mil novos alunos das unidades escolares entregues em 2024 e 2025 — as Emeis Jardim Inápolis e São Conrado, respectivamente.
Então, o município explica que o repasse acontecerá por meio do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Contudo, será pago quando os estudantes estiverem oficialmente incluídos no Censo Escolar.
Conforme a prefeita, os investimentos permitem ampliar ações voltadas à primeira infância em Campo Grande. Entre os projetos que receberão parte do aporte, estão:
- Reforma de unidades;
- Aquisição de materiais didáticos;
- Abertura de novas vagas na Rede Municipal de Ensino.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Fundamental
“Essa reunião aqui em Brasília foi fundamental para garantirmos mais R$ 100 milhões para a educação infantil de Campo Grande”, classificou Adriane. Logo, disse que o investimento direto nas crianças representa “o futuro da nossa cidade”.
Adriane disse que, “com esses recursos, vamos concluir obras de novas Emeis, ampliar a oferta de vagas e assegurar que nenhuma criança fique fora da escola. Nos últimos dois anos, reduzimos pela metade o déficit de vagas e, com planejamento e trabalho sério, nossa meta é zerar a fila de espera nos próximos dois”, explicou.
Participaram da reunião no Ministério, além da prefeita, o secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bittencourt; a chefe da Assessoria de Planejamento da pasta, Fernanda Duarte; e o assessor da Prefeitura, Vanderlei Bispo.
Últimas entregas na Educação
Nos últimos anos, houve entregas de obras paradas há anos e aumento de vagas. A Prefeitura aponta que foram entregues as Emeis Inápolis e São Conrado. Uma terceira será inaugurada até o fim de 2025, a Emei Oliveira.
Ademais, o Governo Federal concedeu o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização para Campo Grande. Houve expansão das vagas, com 6.600 novas vagas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
O programa “Juntos pela Escola” revitalizou as 206 unidades escolares da Reme. “Melhorias elétricas, hidráulicas, pintura e acessibilidade, tornando as escolas mais seguras e adequadas ao aprendizado”, disse a Prefeitura em nota.
Também houve construção de salas de aulas modulares, 10 novas salas e 600 vagas adicionais, entre os contemplados, o bairro Moreninhas 4.
Foram mais de 46 mil itens de mobiliário novo entregues. Por fim, na área pedagógica, o projeto “Aprender Mais”, pioneiro no Brasil e voltado à recomposição da aprendizagem, foi ampliado em 2024.
O programa atende também alunos do 7º e 8º anos com dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática. Com 363 professores envolvidos e 8,7 mil alunos atendidos, a iniciativa se consolida como um dos pilares da evolução educacional de Campo Grande.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)