Pular para o conteúdo
Política

Acolhimento obrigatório de pets com donos em abrigos nas situações de emergência pode virar lei

Falta de acolhimento de pets em situações de desastres, por exemplo, pode acabar em abandono
Fábio Oruê -
pets
Abrigos emergenciais terão que aceitar pets (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Você já deve ter lido nas redes sociais ou assistido — seja na animação ou no recente live action de Lilo & Stitch, da Disney —, que “Ohana quer dizer família, família quer dizer nunca abandonar ou esquecer” e esse conceito de filme infantil — mas importante — pode virar lei.

Isso porque pets deverão ir com donos para abrigos em situações de emergência, como em vendavais e enchentes, caso projeto que tramita na Câmara dos Deputados vire lei. Abrigos que não aceitam animais podem ocasionar o abandono e o aumento da população de animais de rua.

O Projeto de Lei estabelece o direito de acolhimento de animais domésticos de pequeno e médio porte nos abrigos emergenciais, albergues, centros de serviços, restaurantes comunitários e casas de convivência, em todo o país, sempre que estiverem acompanhados dos seus tutores.

O PL já recebeu a aprovação da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família. A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que unificou três propostas (PL 4096/23, 5650/23 e 1787/24).

Assim, para virar lei, precisa da aprovação do plenário da Câmara e Senado, e, por fim, sanção da Presidência da República.

Pets de apoio emocional e psicológico

Para a relatora do projeto de lei, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), a proposta privilegia os princípios fundamentais de dignidade humana e bem-estar animal, reconhecendo que muitos tutores consideram seus animais de estimação como membros de suas famílias.

“Esses animais, além de oferecerem apoio emocional e psicológico, propiciam a manutenção de laços afetivos em contextos de vulnerabilidade”, afirmou.

Casos recentes, como as enchentes no e os temporais que atingiram o litoral sul de , evidenciam a necessidade da proposta, conforme a deputada.

“Muitos tutores, ao enfrentarem situações de calamidade, priorizam permanecer com seus animais de estimação, por encontrar neles um alento que minimize a dor das perdas materiais e permita lidar melhor com a reconstrução de suas vidas”, disse a relatora.

pets lei
Gatos de rua (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Lei traz regras de convivência para os pets

Pela proposta, os tutores que desejarem acolher seus animais deverão comunicar sua intenção no momento do ingresso nesses estabelecimentos. Entretanto, os animais deverão permanecer nas áreas designadas para esse fim, respeitando as regras de convivência e higiene estabelecidas pelo local.

Em caso de agressão, maus-tratos ou negligência comprovada por parte do tutor em relação ao animal, a administração do espaço tomará as medidas para garantir o bem-estar do pet, podendo inclusive encaminhá-lo para a adoção responsável, sem que o agressor seja responsabilizado.

Assim, o acesso ou a permanência do pet no espaço deve estar assegurado pelo período de estada do morador em situação emergencial.

Ausência do tutor

Em caso de ausência ou do tutor dos pets, os locais de acolhimento deverão avisar a autoridade. Mesmo por morte fatídica, morte presumida, sem justificativa, pena privativa de liberdade ou qualquer outro motivo.

Além disso, devem transportar os animais para ONGs, abrigos para animais, lares temporários ou qualquer outro local apto a proporcionar segurança e conforto.

O Poder Executivo, as concessionárias ou permissionárias dos espaços deverão divulgar a possibilidade de acolhimento dos animais de pequeno e médio porte. O Poder Executivo fica responsável pela regulação.

A proposta será analisada ainda, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista de caminhão bitrem foge após provocar acidente em viaduto na BR-163

Taís Araújo viverá Elza Soares em cinebiografia produzida por Fernando Meirelles

Deputado Vander Loubet articula com Itaipu Binacional investimentos para MS

Vaqueiro é atacado por onça-pintada em Goiás, se defende com facão e sobrevive

Notícias mais lidas agora

Peça-chave em fraudes, empresário marcava encontros com ex-adjunto da SED para repassar propina

Pai confessa ter matado mãe e bebê em Campo Grande para não pagar pensão

frio frente fria

Previsão de frio intenso acende alerta para saúde de grupos vulneráveis; saiba como se proteger

Ministério Público do Trabalho processa BYD por trabalho escravo em obras na Bahia

Últimas Notícias

Cotidiano

Cadê a Bella? Idosa com Alzheimer segue chamando por cachorrinha desaparecida há 3 meses

Cachorra desapareceu após prestador de serviços deixar o portão da casa aberto

Política

TRE-MS condena blogueiro a pagar R$ 20 mil em indenização à Dione Hashioka por fake news

Fake news nas eleições rendeu operação e cassação de diploma dos eleitos

Cotidiano

Terceiro caso de gripe aviária em 2025 é registrado em cisne negro na cidade de Mateus Leme-MG

Casos em animais silvestres são mais comuns, sendo 165 dos 169 registrados no Brasil desde 2022

Brasil

Soraya quer Ciro Nogueira fora da CPI das Bets e senador reage: auxiliou lobista

Senador é apontado como personagem principal do esvaziamento das sessões na CPI das Bets