Mato Grosso do Sul tem 24 deputados estaduais e, de olho nas eleições de 2026, apenas dois deles almejam vagas na Câmara Federal: Mara Caseiro (PSDB) e Neno Razuk (PL).
Conforme o balanço feito pela reportagem do Jornal Midiamax, os outros 22 parlamentares de Mato Grosso do Sul são postulantes à reeleição.
Mara Caseiro está no quarto mandato na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Ela afirmou já ter cumprido sua missão como deputada estadual e quer fazer mais pelo Estado. “As emendas aqui são de R$ 3,5 milhões, e eu quero ajudar mais os municípios, angariar mais recursos, por isso sou pré-candidata a deputada federal”.
Com as mudanças seguidas no PSDB, como a desfiliação do governador Eduardo Riedel, atualmente no PP, e a saída já anunciada do atual presidente do partido, ex-governador Reinaldo Azambuja, Mara também deve deixar a sigla.
Com relação a isso, a parlamentar afirmou que ainda está em conversas para definir a saída, que deve ser anunciada apenas em março do ano que vem. “Ainda estamos em construção, na realidade a gente depende de algumas decisões, junto ao nosso ex-governador Reinaldo e do nosso governador Eduardo Riedel, para que a gente possa ter essas definições. Hoje há, sim, uma indicação para que a gente saia do PSDB, dependendo de todas essas construções de federação; então, a gente depende muito disso”.
Por fim, Mara Caseiro afirma que sua carreira política foi sendo construída ao longo do tempo. “Eu fui subindo os degraus. Vereadora, prefeita, deputada estadual. E, como deputada federal, eu sei que eu vou ter muito mais recursos para poder atender os meus municípios com projetos impactantes. Então, a gente tem o anseio de trazer o desenvolvimento, ajudar no desenvolvimento com projetos impactantes no nosso estado”.
Neno Razuk
Quem também anunciou sua pré-candidatura a deputado federal é Neno Razuk, filiado ao PL. “Pretendo disputar uma vaga na Câmara Federal pelo PL. Acho que o partido tem muito a crescer no Estado e se tornar o maior de todos em MS”.
Neno está no segundo mandato como deputado estadual e, em 2009, foi secretário de Planejamento em Dourados, onde sua família mora.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Dáfini Lisboa)