Pular para o conteúdo
Política

Em 20 dias, vice suspendeu contratos, assumiu serviços e mexeu na gerência de áreas em Terenos

Arlindo, contudo, evita falar sobre o futuro da administração após a determinação do STJ que livrou Henrique Budke da cadeia
Vinicios Araujo -
Dr. Arlindo, prefeito em exercício em Terenos. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

O prefeito em exercício de , Dr. Arlindo Landolfi Filho (Republicanos), que há 20 dias assumiu o comando do município após o titular Henrique Budke () ser preso na Operação Spotless, suspendeu todos os contratos e pagamentos direcionados às empresas citadas na investigação, exonerou servidores de confiança e assumiu serviços públicos.

Ao Jornal Midiamax, o gestor interino, que é médico, evita falar sobre o futuro da administração municipal após a determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que livrou da cadeira Budke e mais 15 alvos da operação após mais de 20 dias de detenção em presídio na Capital. Entretanto, Arlindo fala das medidas de crise e delinea plano para restaurar a credibilidade da administração enquanto estiver no comando da cidade, cuja população foi estimada em 18.182 habitantes.

Nomeado para assumir o posto de tucano, suspeito de liderar um esquema de desviou mais de R$ 15 milhões em fraudes de licitação no setor de obras, Arlindo fez um balanço das medidas adotadas nos primeiros dias de mandato à frente da chefia do Executivo.

Como primeira medida de impacto, a prefeitura paralisou qualquer repasse às empresas investigadas e assumiu diretamente a execução de serviços essenciais que foram afetados, como a limpeza urbana, a operação tapa-buracos e a sinalização horizontal de vias.

Para outros setores, como o fornecimento de internet para escolas e postos de saúde, a administração realizou contratos emergenciais para evitar a descontinuidade.

Ele ainda exonerou servidores ocupantes de cargos considerados de confiança na administração pública, como o procurador-geral do Município Felipe Barbosa da Silva, que pediu demissão para cuidar de problemas pessoais, e o secretário municipal de Administração Maicon Bezerra Nonato, este investigado por suposto envolvimento no esquema alvo da Operação Spotless.

Internamente, Arlindo remanejou servidores e dirigentes de pastas, alterando a estrutura de confiança anteriormente construída pelo mandatário titular.

“Com servidores foram feitas mudanças, mas por questão técnica, sem perseguições”, explicou.

Questionado sobre expectativas para o futuro da administração da cidade, Arlindo trata o assunto com cautela, evita avaliar a situação do titular com quem dividiu palanque em 2024 e diz confiar na Justiça para cumprir o papel de definir os próximos capítulos da história de Terenos.

“Eu acredito muito na justiça, confio na justiça (…) mas hoje a minha preocupação maior é gerir o município. Não tenho me preocupado muito em relação a essas coisas, porque essas coisas eu deixo pra justiça, pra justiça estar resolvendo, definindo,” declarou.

Além da carreira médica dedicada aos plantões no SUS (Sistema Único de Saúde), que foi comprometida com a posse no comando da cidade, Arlindo disse ter experiência como microempresário, comparando a prefeitura a “uma empresa bem maior”, cujo objetivo é “fazer valer os impostos que as pessoas pagam” e restaurar o orgulho dos servidores.

“Hoje a gente não tá com uma imagem muito legal, mas eu pretendo mudar isso devagarinho, não sei até quando também, vai depender da justiça”, destacou.

O plano de governo imediato inclui a retomada e entrega de obras que estão em fase final e não possuem ligação com as empresas investigadas, como uma escola, postos de saúde, o hospital municipal e um ginásio de esportes, estes últimos em parceria com o governo estadual.

Para garantir recursos, o gestor tem buscado emendas com a bancada federal, senadores e deputados estaduais.

Reforçando o estilo de “gestão humanizada”, o prefeito em exercício informou que tem percorrido a cidade e os assentamentos e que, nos próximos dias, pretende despachar por um período diretamente de uma das comunidades rurais.

Enquanto isso, Henrique Budke segue afastado por determinação da Justiça, monitorado por tornozeleira eletrônica e impedido de acessar repartições da administração municipal. Ele obteve benefício de conversão da prisão preventiva em medida cautelar na noite de sexta-feira, 03/10.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Gretchen exibe ‘novo rosto’ e choca internautas: ‘a cara da Ana Castela’

Ex-juiz Sérgio Moro se filiou ao Podemos

STF forma maioria para manter Moro réu em caso de calúnia contra Gilmar Mendes

Festa escapa de adulteração de bebidas, mas é autuada por falta de alvará após fiscalização

Curso design de sobrancelha

Dois cursos gratuitos começam na próxima semana em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus vai ao STJ para se livrar de pagar R$ 150 mil por ônibus lotados na pandemia

CNU é amanhã: saiba as principais informações para fazer a prova

Projeto de lei quer isenção de IPVA para veículos rurais

Inédito, Sub-9 define campeão estadual em rodada final neste domingo na Capital

Últimas Notícias

Cotidiano

Título eleitoral irregular? TRE realiza plantão a partir desta segunda-feira

A primeira etapa começa nesta dia 06 e segue até o dia 10 de outubro

Política

Em menos de 2 semanas, ‘petição do busão’ atinge 15% da meta prevista para dezembro

Vereador espera 50 mil assinaturas até final do ano e documento já soma 7,6 mil nomes de usuários descontentes com o serviço do Consórcio Guaicurus

Trânsito

VÍDEO: Caminhonete desgovernada bate em carro e invade comércio em Porto Murtinho

Passageira do carro sofreu ferimentos na boca na colisão; condutor da caminhonete fugiu.

Polícia

Ferido com tiros durante expediente no JBS está internado em estado grave na Santa Casa

O autor, de 37, também é funcionário da empresa e está foragido