Pular para o conteúdo
Política

Você sabia? Eleições municipais de 2024 não terão voto em trânsito

Primeiro turno das eleições acontece em 6 de outubro
Dândara Genelhú -
eleições
(Arquivo Midiamax)

As eleições municipais de 2024 não permitem voto em trânsito. Ou seja, o eleitor que não estiver no domicílio eleitoral — onde mora ou tem vínculos —, não poderá votar.

O primeiro turno acontece em 6 de outubro, já o eventual está marcado para o último domingo do mês, dia 27. Pode haver segundo turno em cidades com mais de 200 mil eleitores em que o candidato a prefeito mais votado não tenha atingido maioria absoluta.

Então, se no primeiro ou segundo turno, o eleitor não estiver no domicílio eleitoral, deverá justificar a ausência de voto. A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título.

No dia da eleição, a justificativa poderá ser feita por meio do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível em formato PDF. Com o documento preenchido, o eleitor deverá apresentar o formulário nas mesas receptoras de votos ou de justificativas.

Os locais são divulgados pelo (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) e pelos cartórios eleitorais.

Justificativa tardia

No entanto, caso não apresente a justificativa no dia da votação, o eleitor deverá justificar a ausência em até 60 dias após o turno. A justificativa pode ser feita pelo app do e-Título e pelo Sistema Justifica, disponível no Portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Por fim, a última opção de se manter regularizado é preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição). Este também está disponível no Portal do TSE.

O formulário deverá ser entregue em qualquer cartório eleitoral ou enviado via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trio que estava desaparecido é encontrado morto com sinais de execução no Paraguai

Prefeitura de Paranaíba ampliou compra de materiais didáticos da Posigraf. (PMP, Divulgação)

Audiência pública vai discutir plano de aplicação dos recursos da Aldir Blanc

Enquanto Trump reclama, campo-grandense faz até anúncio atrás de Pix

No Dia dos Avós, Jubileu reúne centenas de idosos em paróquia de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Mulher chora diante de deputado acampado em frente ao STF em ‘jejum de palavras’

Últimas Notícias

Política

‘Perda imensa’: políticos lamentam morte de artista Jonir Figueiredo

Natural de Corumbá, Jonir marcou a cultura de MS com obras que retrataram desde o orgulho do coração sul-mato-grossense à dor do solo pantaneiro

Cotidiano

Jonir partiu ‘tranquilo’: artista estava feliz e planejava mudança para novo ateliê

Artista será velado em Campo Grande neste domingo, a partir das 10h

Polícia

Homem é socorrido em estado gravíssimo ao ser esfaqueado na costela em Campo Grande

Vítima está na área vermelha Santa Casa desde a madrugada deste sábado (26)

Cotidiano

‘Artista ímpar’, descreve Fundação da Cultura de MS após morte de Jonir

Natural de Corumbá, Jonir Figueiredo morreu neste sábado aos 73 anos