Pular para o conteúdo
Política

Você sabia? Cidade de MS foi primeira no país a ter identificação biométrica em eleição de 2008

Apenas três cidades no Brasil inauguraram o projeto de identificação por biometria do TSE nas eleições municipais de 2008
Mariane Chianezi -

Com mais de 358 mil eleitores de ainda sem biometria cadastrada junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a biometria é considerada um dos principais passos na evolução da identificação do eleitor. Uma das curiosidades é que uma cidade de MS foi uma das três no país escolhidas para inaugurar o projeto.

Nas Eleições Municipais de 2008, a utilizou pela primeira vez as impressões digitais para identificar biometricamente o eleitorado nos municípios de São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e em MS, .

Conforme o TSE, com o sucesso do projeto, em 2010 foi ampliado em alguns municípios o uso de urnas com aparelho de identificação biométrica. Nas Eleições Gerais daquele ano, mais de 1 milhão de eleitores de 60 municípios de 23 estados votaram após a identificação pela biometria. E, assim, a Justiça Eleitoral seguiu aumentando esse número.

No pleito de 2018, o total de eleitoras e eleitores cadastrados biometricamente já passava de 85 milhões. Hoje, segundo o site da biometria da Justiça Eleitoral, 126,2 milhões de eleitoras e eleitores estão com a biometria cadastrada.

A coleta da biometria é um serviço eleitoral obrigatório e gratuito, realizado apenas em atendimento presencial. A identificação biométrica torna o processo eleitoral mais seguro. É um dos elementos que compõem a base de dados da ICN (Identificação Civil Nacional), programa criado para identificar brasileiras e brasileiros em suas relações com o Estado, provendo segurança e facilidade na utilização de serviços de identificação.

Biometria em MS

No Estado, mais de 358 mil eleitores não cadastraram a biometria. No entanto, quem não tem biometria cadastrada, não será impedido de votar nas Eleições municipais de 2024.

Conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a pessoa não identificada biometricamente não será impedida de votar. Mas, se houver a convocação para revisão de eleitorado com o objetivo de coletar a biometria da população e o eleitor ou a eleitora não comparecer ao procedimento, poderá ter seu título cancelado e, por essa razão, não poderá votar.

Outras possíveis consequências do cancelamento do título eleitoral são:

  • impossibilidade de emissão de passaporte;
  • impossibilidade de emissão de carteira de identidade;
  • suspensão de recebimento de salários de função ou emprego público;
  • impossibilidade de obtenção de certos tipos de empréstimos;
  • impossibilidade de participação em concursos públicos, entre outros.

Em 2020, o cadastro biométrico chegou a ser suspenso no como forma de prevenção ao contágio da Covid-19, uma vez que a coleta das digitais só poderia ser feita presencialmente. Além disso, o sistema passou por atualizações de softwares e equipamentos para prestação de um melhor serviço ao eleitorado.

O TSE também chegou a esclarecer que nenhuma eleitora ou eleitor que não realizou o cadastramento será proibido de votar. A ausência da biometria não impede, por si só, o exercício do voto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ex de Gisele Bündchen expõe crise em relação com filhos: ‘Não sou perfeito’

Polícia Federal combate grupo que envia drogas para Europa em aviões

Militares de MS, que ficaram 37 dias combatendo enchentes do RS, são homenageados: ‘Eternamente grato’

SP: Professora assassinada pelo próprio marido tinha descoberto traição

Notícias mais lidas agora

Multada por fraude, empresa diz que ‘propina’ é pagamento por compra de fazenda em MS

Predador sexual que fez 163 vítimas se passou por menina para ameaçar adolescente de MS

Conclave vai durar quanto tempo? Quando será anunciado o novo papa? Veja previsões

Após incêndio de 21 horas que espalhou fumaça tóxica na fronteira com MS, depósito de pneus é interditado

Últimas Notícias

Pimenta

Briga por igreja evangélica em Campo Grande arrisca candidaturas

Candidaturas em MS podem ter destino selado em briga pelo controle de igreja evangélica em Campo Grande. Segundo fieis que acompanham de perto a disputa entre pastores, já tem gente dentro da legenda de olho na oportunidade para inviabilizar nomes de gente que já anda trabalhando de olho em 2026. Enquanto nas redes sociais os … Continued

Polícia

Vizinhos encontram morador morto com foice cravada na nuca no Indubrasil 

Vizinhos estranharam luz acesa por 2 dias na casa e foram verificar o local

Política

CCJR aprova projeto do Governo do Estado que dá 5,06% de reajuste aos servidores

O projeto de reajuste foi aprovado por unanimidade na reunião e agora segue para votação em plenário

Cotidiano

Com apoio de igreja, saúde de Campo Grande vacina 400 pessoas em meio período

Vacinação na igreja segue das 13h30 às 16h nesta quarta-feira