Pular para o conteúdo
Política

TSE realiza esta semana audiências sobre regras eleitorais

Trabalhos serão conduzidos pela ministra Cármen Lúcia
Agência Brasil -
(Marcelo Camargo, Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza – entre terça (23) e quinta-feira (25) – audiências públicas para discutir regras que valerão para as eleições municipais de outubro.

O prazo para fazer sugestões e pedir o uso da palavra terminou na última sexta (19). Cada expositor terá cinco minutos para se manifestar. As audiências serão transmitidas ao vivo pelo canal do TSE no YouTube. A expectativa é que cada audiência dure duas horas.

As audiências serão conduzidas pela ministra Cármen Lúcia, que é relatora no TSE das resoluções eleitorais. Após ouvir todas as sugestões, ela deverá apresentar relatórios em que deve incorporar as contribuições mais relevantes. Em seguida, as regras deverão ser votadas e aprovadas em plenário.

As 10 minutas de resoluções eleitorais para o pleito deste ano estão disponíveis no portal do TSE desde o início do ano, incluindo temas como propaganda eleitoral, pesquisas, , prestação de contas e ilícitos eleitorais, entre outros.

Inteligência artificial

Neste ciclo eleitoral, um dos temas mais controversos diz respeito ao uso de tecnologias de inteligência artificial (IA) no âmbito das campanhas. O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, tem feito a defesa pública de uma regulação sobre o assunto.

De maneira inédita, o TSE incluiu regras para o uso de IA na resolução sobre propaganda eleitoral. O objetivo é evitar a circulação de montagens de imagens e vozes produzidas por aplicações de inteligência artificial para manipular declarações falsas de candidatos e autoridades envolvidas com a organização do pleito.

Uma das previsões, por exemplo, é que a responsabilidade pela retirada de conteúdos inverídicos oriundos de inteligência artificial será das plataformas.

Outros assuntos dizem respeito a regras mais rígidas para o registro e divulgação de pesquisas eleitorais e ou dispositivos para aumentar a na distribuição do aos candidatos pelos partidos. Na resolução que trata das auditorias e fiscalização do pleito, estão previstos prazos mais longos para os procedimentos.

Programação

A audiência pública desta terça-feira (23) abordará as minutas de resoluções que tratam das pesquisas eleitorais; sistemas eleitorais; auditoria e fiscalização dos sistemas eleitorais; e atos gerais do processo eleitoral.

Na quarta-feira (24), a audiência pública terá como temas: escolha e registro de candidaturas; Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC); e prestação de contas. Fechando o ciclo, a audiência de quinta-feira (25) tratará de propaganda eleitoral; representações e reclamações; e ilícitos eleitorais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é morto após ameaçar policiais com machado no interior de MS

luiza sonza

Luíza Sonza terá um dos cachês mais caros para show em Campo Grande

Comandante da base dos EUA na Groenlândia é demitida

Avião com 96 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

ffms réus

Justiça valida destituição de Cezário e enterra tentativa de voltar ao cargo ‘no tapetão’

Empresa com R$ 44,6 milhões em contratos com o Detran-MS é multada por fraude em licitação

Ouvidoria do Detran recebeu 566 manifestações pelo canal FalaBR

Últimas Notícias

Cotidiano

Ruas de rio: Chuva de 15 minutos deixa vias alagadas em bairro de Campo Grande

Situação foi registrada em diferentes ruas do Jardim Los Angeles

Esportes

Abertas disputas da Copa Brasil de Tênis de Mesa em Campo Grande com 445 atletas inscritos

Dentre os inscritos estão atletas de destaque, como Rafael Watanabe e Lívia Lima, além de Guilherme Matos, esperança do tênis de mesa local

Brasil

STF suspende julgamento sobre serviços funerários em São Paulo; entenda

Julgamento será reiniciado em plenário físico, mas ainda não há datas definidas

Mundo

Paciente é submetida a cirurgia para retirar rim de porco após quatro meses com o órgão

Corpo de paciente apresentou rejeição aos rins, causando disfunções renais