Pular para o conteúdo
Política

Senado pode votar nesta terça fim das ‘saidinhas’ de presos em datas comemorativas

Texto já passou na Câmara, mas foi alterado no Senado para manter permissão atual para saída temporária para estudos e trabalho externo
Mariane Chianezi -
(Divulgação/Senado Federal)

O Senado Federal poderá votar nesta terça-feira (20) o projeto que coloca fim nas ‘saidinhas’ temporárias de presos em feriados e datas comemorativas no país. O texto foi aprovado por comissão do Senado e se aprovada no plenário, pode ser analisada novamente pela Câmara dos Deputados, que votou o projeto em 2022.

De Mato Grosso do Sul, participam da votação os senadores Tereza Cristina (PP), Soraya Thronicke (Podemos) e Nelsinho Trad (PSD). Conforme divulgado pelo g1, o projeto conta com o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e após ter passado por votação na Câmara, teve texto alterado para manter permissão atual para saída temporária para estudos e trabalho externo.

legislação atual permite que juízes autorizem as “saidinhas” a detentos do regime semiaberto para:

  • visitas à família
  • cursos profissionalizantes, de ensino médio e de ensino superior
  • e atividades de retorno do convívio social

O projeto relatado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) extingue duas possibilidades: visitas e atividades de convívio social, mantendo somente a autorização de saída temporária para estudos e trabalho externo ao sistema prisional.

Com base no texto relatado, as possibilidades revogadas pela proposta que ocorrem os chamados “saidões”, que contemplam milhares de presos em datas comemorativas específicas, como Natal e Dia das Mães.

Segundo o parlamentar, esses benefícios têm colocado a “população em risco”. Em seu relatório, Flávio argumentou que as instalações carcerárias brasileiras não têm cumprido o papel de ressocializar os presos.

“O nosso sistema carcerário infelizmente encontra-se superlotado e, em muitos estados, com instalações precárias, o que impede a devida ressocialização dos presos. Assim, ao se permitir que presos ainda não reintegrados ao convívio social se beneficiem da saída temporária, o poder público coloca toda a população em risco.”

O argumento de Flávio está alinhado ao do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Desde um ataque que levou à morte de um sargento da Polícia Militar de Minas Gerais em janeiro, cometido por um detento que não se reapresentou após o “saidão” de Natal, Pacheco tem sido pressionado por parlamentares a dar celeridade à proposta.

Em 8 de janeiro, o senador afirmou que o Congresso Nacional atuaria para “promover as mudanças necessárias na Lei Penal e na Lei de Execução Penal, inclusive reformulando e até suprimindo direitos que, a pretexto de ressocializar ou proteger, estão servindo como meio para a prática de mais e mais crimes”.

“Ou reagimos fortemente à criminalidade e à violência, ou o país será derrotado por elas”, disse Rodrigo Pacheco na ocasião.

O senador afirma que as saídas para trabalho e estudo são necessárias para a ressocialização de condenados por crimes não violentos. Para parlamentares, o acompanhamento próximo de Pacheco à proposta sinaliza que o texto não deve enfrentar problemas na votação em plenário.

*com informações g1

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Familiares procuram por idoso que desapareceu na região da Júlio de Castilho

BR Feminino: Palmeiras e Inter fecham 11ª rodada com empate

Curso gratuito de assistente administrativa abre nova turma no Jardim Canguru

Gripe aviária não deve impactar preço da carne de frango, diz ministro

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus pede multa milionária ao município por ‘atraso’ no reajuste da tarifa

br 163 duplicações rodovia quilômetro

Com 18 acidentes por km nos últimos 11 anos em MS, trecho da BR-163 vai a leilão na quinta

superlotação janine cpi

Ex-prestador de serviços do Consórcio Guaicurus, Janine nega superlotação de ônibus

Justiça Federal faz atendimento no Assentamento Mutum em MS

Últimas Notícias

Polícia

R$ 2,3 milhões em cigarros contrabandeados são apreendidos em Dourados

Caçamba carregada com mais de 42 mil pacotes de cigarros contrabandeados

Mundo

Venezuela proíbe voos da Colômbia após prisões em suposta conspiração

30 pessoas que supostamente estavam planejando atividades para desestabilizar o país

Cotidiano

Campo Grande recebe Caravana das Juventudes nesta sexta

Também haverá intervenções culturais e atendimentos como vacinação e empreendedorismo

Esportes

Marta é apontada como a melhor jogadora de futebol da história; veja ranking

A atacante brasileira Marta foi eleita, nesta segunda-feira, a melhor jogadora da história do futebol feminino pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). A entidade divulgou o Top 10 da modalidade. Aos 39 anos, Marta segue em atividade no Orlando Pride, dos Estados Unidos. A alagoana é a maior vencedora do prêmio … Continued