Pular para o conteúdo
Política

Promotoria barra sorteio em época de campanha eleitoral e vereador tenta rebater medida na Câmara

Vereador tem cinco dias para se explicar ao Ministério Público
Karine Alencar, Beatriz Magalhães -
Câmara Municipal de Campo Grande (Anna Gomes, Jornal Midiamax)

Nesta terça-feira (27), a promotora da 36ª zona eleitoral, Grázia Strobel da Silva Gaifatto, recomendou que vereadores de não pratiquem entregas e doações durante período de campanha eleitoral. A orientação foi publicada no DOMP (Diário Oficial do Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

A medida vem após denúncias de que o vereador Tiago Vargas (PP) estaria promovendo sorteio em suas redes sociais durante campanha eleitoral nas eleições de 2024. Conforme o documento, a prescrição é direcionada a “ao pré-candidato Tiago Henrique Vargas e aos demais candidatos, que se abstenham de realizar as condutas infracitadas: distribuição gratuita de bens e valores aos eleitores (mediante sorteios, festas com shows, consultas médicas, etc.) com a nítida finalidade eleitoreira”, diz a medida.

A promotora lembrou, ainda, que caso a orientação não seja respeitada, poderá ser feita “investigação judicial para apurar uso indevido, desvio ou abuso do poder econômico ou do poder de autoridade, e quando comprovada a gravidade do fato para comprometer a legitimidade do pleito, a cassação do registro ou do diploma do candidato beneficiado, que poderá ser considerado inelegível pelo período de oito anos, a contar da data da eleição”, diz.

Com isso, o vereador deverá encaminhar resposta ao MPMS num prazo de cinco dias, comprovando que os sorteios estão em conformidade com a legislação eleitoral e a Legislação que dispõe sobre distribuição gratuita de prêmios, com base na Lei n. 5.768/1971.

Vereador rebate

Durante a sessão na manhã desta terça-feira (27), o vereador usou a tribuna para rebater a orientação e declarou, apesar de estar em época de campanha, dar prêmios “por livre e espontânea vontade”.

“Se eu fizer o sorteio de uma pampa, eu vou ficar inelegível por oito anos. Não é por corrupção, não, é porque eu estou dando uma pampa, de livre e espontânea vontade. E outra coisa, o Ministério Público cobrou, no meio desse processo, o sorteio de cinco bicicletas que fiz em maio. Eu fiz em maio, gente, e o MP quer saber porque eu fiz o sorteio, mas em maio nem era período eleitoral”, afirmou, apesar de estar em ano de eleições.

“Eu respeito muito os membros do Ministério Público, mas, gente, tem políticos aí que praticam corrupção e eu não vejo todo esse fervor. Agora, só porque eu dei cinco bicicletas lá em maio e vou fazer o sorteio de uma pampa, eu corro o risco de ficar oito anos inelegível. É só por Deus mesmo, né?! Esse é o nosso Brasil”, afirmou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jojo Todynho x PT: primeira audiência na Justiça termina sem acordo; saiba detalhes

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

menina criança estupro

Réu que estuprou sobrinha é condenado a 25 anos de prisão em Naviraí

adriane pp

Riedel cumpre agenda em Campo Grande e Corumbá nesta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Menina de 10 anos sofre queimaduras com chapão no rosto e tórax e está em coma na Santa Casa

Sada Cruzeiro, que disputará Supercopa em Campo Grande, é derrotado no Mineiro

Morre na Santa Casa homem ferido com tiro de espingarda no interior de MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Sereia volta ao Bioparque Pantanal após um ano; saiba o dia para levar a criançada

Quase um ano após roubar a cena e encantar os visitantes, a sereia do Bioparque Pantanal voltará a nadar nos tanques do complexo. Desta vez, a atração dará as caras neste sábado (20), em um dia pra lá de especial no maior aquário de água doce do mundo. A última aparição pública da “rainha das … Continued

Transparência

Agesul lança licitação para obras de pavimentação no município de Antônio João

Licitação será aberta no dia 8 de outubro, às 8h30, horário de MS

Brasil

Homens que saíram de SP para cobrar dívida no PR são encontrados mortos após mais de um mês

Corpos estavam enterrados em mata, com aparentes marcas de violência

Emprego e Concurso

Agepen abre processo seletivo para cadastro de professores; confira

A seleção visa a contratação de professores para atuarem em cursos de formação, capacitação e treinamentos