Pular para o conteúdo
Política

Projeto de Lei propõe alterações na Lei de Criação do Conselho Estadual de Saúde de MS

A principal alteração proposta possui o intuito de harmonizar o texto com a decisão do STF
Schimene Weber -
Projeto segue à sanção (Alicce Rodrigues, Midiamax)
(Alicce Rodrigues, Midiamax)

O Governo de enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei visando alterar a redação de um dispositivo da Lei nº 1.152, de 21 de junho de 1991, que criou o Conselho Estadual de Saúde. A proposta visa adequar a legislação estadual ao entendimento firmado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7497), que questionou a competência do Conselho Estadual de Saúde para decidir sobre a contratação de serviços privados de saúde e convênios relacionados a essa área.

Contexto da alteração

A principal alteração proposta possui o intuito de harmonizar o texto com a decisão do STF. Em sua manifestação, o Supremo Tribunal Federal afirmou que a atribuição de competência aos Conselhos de Saúde para deliberar sobre a contratação de serviços privados de saúde infringe as prerrogativas do Poder Executivo, restringindo sua capacidade de coordenar a administração pública, especialmente no campo da saúde.

Segundo o entendimento do STF, a deliberação sobre contratações e convênios com a iniciativa privada cabe ao Chefe do Poder Executivo, pois ele deve exercer a direção superior da administração pública e implementar as políticas de saúde conforme o programa de governo eleito. O Supremo também destacou que a participação dos Conselhos de Saúde deve se concentrar na formulação de estratégias e no controle das políticas de saúde, e não na execução direta delas.

Discrepâncias entre a Lei Estadual e a Legislação Federal

A proposta de alteração se baseia também na necessidade de adequação da Lei Estadual com a Lei Federal n.º 8.142, de 1990, que regulamenta os Conselhos de Saúde no Brasil. O § 2º do artigo 1º da Lei Federal estabelece que os Conselhos de Saúde, compostos por representantes do governo, prestadores de serviços, profissionais da saúde e usuários, têm caráter deliberativo, mas suas decisões precisam ser homologadas pelo chefe do poder executivo de cada esfera de governo.

No entanto, a Lei nº 1.152, de 1991, confere ao Conselho Estadual de Saúde do MS competências que vão além do que é permitido pela legislação federal, especialmente no que se refere à definição de políticas públicas e à celebração de convênios com a iniciativa privada. Essas atribuições, conforme o projeto de lei, acabam invadindo as prerrogativas constitucionais do Poder Executivo e dificultam a formulação e execução das políticas públicas de saúde pelo Governador do Estado e seus secretários.

Justificativa e tramitação urgente

O governo justifica a necessidade da alteração para evitar o embaraço na execução das políticas de saúde e para corrigir uma desconformidade entre a legislação estadual e os parâmetros estabelecidos pela Constituição Federal e pela legislação federal específica. O projeto de lei pretende garantir que o Conselho Estadual de Saúde continue desempenhando um papel importante na formulação de estratégias e no controle social das políticas de saúde, mas sem interferir nas competências que são do Poder Executivo.

Expectativa de aprovação

A expectativa é que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprove o projeto de lei com rapidez, permitindo que o Governo do Estado possa ajustar a atuação do Conselho Estadual de Saúde, sem comprometer a autonomia do Executivo na gestão das políticas públicas de saúde.

Se aprovado, o projeto de lei garantirá uma gestão mais eficiente e alinhada com as diretrizes federais, garantindo a continuidade das ações de saúde pública de forma mais integrada e consoante as competências estabelecidas pela Constituição.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Falha na inscrição da Prova Nacional Docente afeta professores de MS

Oposição suspeita de manipulação financeira e favorecimento com tarifaço de Trump

upa

Confira escala médica nas UPAs e CRSs de Campo Grande neste sábado

patrola

Investigado por corrupção, Patrola tem contrato reajustado para quase R$ 4 milhões em Ladário

Notícias mais lidas agora

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

ponta porã

Agesul divulga resultado de R$ 92 milhões em licitações de obras em MS

Últimas Notícias

Polícia

Jovens são espancados e ameaçados por desconhecidos em Pedro Juan Caballero

Agressões aconteceram nesta sexta-feira; vítimas foram levadas para o lado brasileiro

Brasil

‘Moraes não pode fazer nada” diz Eduardo Bolsonaro ao lado de ‘chefe dos embaixadores’ dos EUA

Deputado federal publicou foto ao lado de representante estadunidense

Esportes

Meia maratona: Trechos da Avenida Presidente Vargas serão interditados em Dourados

Organizadores montam logística para garantir segurança e conforto aos competidores

Famosos

Éder Militão e Tainá Castro se casam com cerimônia luxuosa em São Paulo

Éder Militão e Tainá Castro oficializaram a união mais uma vez; agora, os pombinhos apostaram em uma cerimônia religiosa de luxo no Palácio Tangará