Partidos fecham apoio a Papy em chapa única e PP quer compor a CCJ na Câmara

Na reta final das eleições, PP e Avante decidiram apoiar chapa de Papy na Câmara

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Papy conseguiu apoio da maioria na Câmara. (Arquivo Pessoal)

A eleição da Mesa Diretora terá uma chapa única após o PP recuar na candidatura por falta de apoio e decidir compor a Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final, a mais importante da Casa de Leis. 

A medida foi adotada depois de uma reunião na antevéspera da eleição entre os vereadores do PP, Avante, a líder municipal do PP e prefeita Adriane Lopes e o vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), na última segunda-feira (30).

Assim, a presidência da Casa de Leis de Campo Grande será disputada por uma chapa única liderada pelo tucano, que terá como primeiro secretário o atual presidente da Câmara de Vereadores, o Carlão (PSB). 

O encontro entre os oito fechou um acordo de “consenso” para a governabilidade entre legislativo e executivo em 2025. Segundo o vereador Riverton (PP), não haverá disputa com uma segunda chapa.

“Os vereadores entenderam nesse momento que o consenso era o melhor caminho. Nós somos uma bancada de quatro [vereadores], a segunda maior bancada da Câmara. Nós temos condições de pleitear espaço nas comissões. Então, a CCJ é uma comissão que o PP tem interesse de estar participando. Agora, a questão da presidência da CCJ é outro consenso porque aí é outra eleição entre os pares, depois quem vai para a CCJ”, explicou o vereador. 

Mesa Diretora

O PP recuou na candidatura após não conseguir apoio suficiente nem para registar a chapa para disputar a presidência da Mesa Diretora, já que são sete cargos e a sigla conta com quatro eleitos. 

O progressista perdeu terreno na disputa ao lançar a candidatura de Beto Avelar no “apagar das luzes” do ano legislativo, no último dia de sessão, em 19 de dezembro. 

Do outro lado, Papy já costurava há meses o apoio à chapa e conseguiu assinaturas de outros 24 parlamentares, inclusive as duas dos vereadores do Avante, partido coligado com o PP nas eleições de 2024. 

No encontro desta semana, ficou decidido que o PP deseja compor a CCJ da Câmara, mas não foi decidido oficialmente quem será o candidato a disputar uma cadeira ou até a presidência da comissão. 

Além disso, a reunião definiu que o vereador Riverton será o novo líder do PP na Câmara de Vereadores a partir de 2025. 

Outro cargo que a sigla precisará decidir será o novo líder da prefeita na Casa de Leis, já que Beto Avelar já tinha anunciado que deixaria o cargo à disposição na próxima legislatura.

A eleição da Mesa Diretora está marcada para a próxima quarta-feira (1º), após a cerimônia de posse da prefeita, vice-prefeita e vereadores. 

O Midiamax tentou contato com os vereadores Papy e Beto Avelar, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestações. 

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados

campo grande