Pular para o conteúdo
Política

‘Nojento’: Deputados estaduais repudiam distribuição do livro ‘O Avesso da Pele’ em MS

Livro será distribuído nas bibliotecas de escolas estaduais
Dândara Genelhú -
deputados livro
Deputado Rinaldo levou o assunto para debate e publicou nota de repúdio nas redes sociais. (Luciana Nassar, Alems)

A distribuição do livro ‘O Avesso da Pele’ causou debate na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) nesta terça-feira (5). Deputados estaduais repudiaram a inserção do livro em bibliotecas da Rede Estadual de Ensino e chegaram a classificar a obra como ‘nojenta’.

O livro, do escritor Jeferson Tenório, foi inserido no PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) do MEC (Ministério da Educação). A polêmica começou após uma diretora gaúcha criticar o envio de 200 exemplares da obra para a instituição de ensino. O assunto foi levado à tribuna pelo deputado Rinaldo Modesto (Podemos).

“Não vou narrar trechos deste livro, tamanho conteúdo inapropriado. Tenho recebido centenas de mensagens de pessoas indignadas com a distribuição nas bibliotecas”, afirmou durante a sessão do Legislativo. O deputado disse que o livro tem linguagem pornográfica e que banaliza o sexo.

“Não podemos permitir o acesso dos alunos ao livro com uma linguagem pornográfica. Isso representa a banalização do sexo e não tem relação com discriminação. Não importa qual partido ou qual governo autorizou, só não podemos admitir a sua distribuição”, reforçou.

Para a deputada Lia Nogueira (PSDB), “o livro é nojento”. A parlamentar também afirmou que a atividade sexual é tratada de forma banal. “Não trata de educação sexual, mas trata o sexo de forma banal. Não estamos falando de bandeiras políticas e ideologias, mas de respeito na sociedade”, disse.

Também se manifestou contra a distribuição a deputada Mara Caseiro (PSDB). “Quem quiser ler a obra, pode comprá-la em qualquer livraria, mas a distribuição nas escolas não podemos admitir. O palavreado vulgar usado realça a mais triste condição humana”, comentou.

Pedro Caravina (PSDB) informou que a Secretaria de Estado de Educação confirmou a distribuição do livro em MS. “Eu achei que fosse fake news, mas foi confirmada a disponibilidade nas bibliotecas. Defendo que todos os exemplares sejam devolvidos, pois não tem cabimentos os alunos terem acesso a um material de baixo nível”’, disse.

Contrário aos colegas, Pedro Kemp (PT) ressaltou que o livro foi por comissão nacional em 2022. O deputado explicou que o grupo analisa as obras literárias que serão disponibilizadas aos professores. Por fim, a deputada Gleice Jane (PT) pediu que o assunto seja discutido com cuidado para não descriminalizar a literatura.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Duda Nagle fica irreconhecível após luta com Popó e é barrado em estabelecimento

Geada e 0°C: o que esperar da próxima frente fria em MS

gaza

Moradores de Gaza aguardam ajuda humanitária anunciada por Israel

Alvo de operação da PF manteve contrato milionário para fornecer móveis na gestão de Reinaldo

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: PF mira fraudes de mais de R$ 20 milhões em contratos da educação em MS

cedraz ministro tcu

Ministro do TCU destaca incertezas em proposta de leilão da BR-163 e histórico falho da CCR

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

Promotoria mira eficiência da busca ativa escolar em Aparecida do Taboado

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Campo-grandenses madrugam em filas por chance de voltar ao mercado de trabalho

A ação faz parte do Primt, programa que oferta vagas de emprego para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Polícia

PCC é alvo de operação e quatro são presos em ação para desarticular remessas de drogas para SP

Um dos alvos era responsável pela logística da organização

Política

Em 6 anos, licitações da SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

Uma das operações derrubou até um secretário-adjunto da SED

Polícia

Durante abordagem, jovem morre em confronto com a polícia em MS

Jovem teria várias passagens pela polícia