No início do ano legislativo, aposentados pedem redução no desconto de 14% da previdência

Cerca de 20 manifestantes se reuniram em frente ao prédio, no Parque dos Poderes, pela redução

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma semana após protestarem em visita da ministra da Mulher, Cida Gonçalves, os servidores aposentados do Estado voltaram a se manifestar na abertura do ano legislativo na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) nesta segunda-feira (5).

Cerca de 20 manifestantes se reuniram em frente ao prédio, no Parque dos Poderes, pela redução no desconto de 14% da Previdência Social dos servidores públicos estaduais. O grupo aproveitou a visita do governador Eduardo Riedel (PSDB) para pedir definição sobre o desconto.

“O governo desconta todo mês o valor dos aposentados. Queremos derrubar isso. Nossa vida piorou muito com a reforma previdenciária desde 2021”, relatam.

Após a cerimônia, Riedel destacou que a manifestação é legítima e informou que na semana passada teve uma reunião com o Fórum dos Servidores, cujo tema principal foi a mudança da alíquota. “Estamos em discussão com o Ministério da Previdência e após o carnaval vamos passar novidades”, disse.

Reforma na Previdência

Desde janeiro de 2021, os aposentados e pensionistas passaram a ter um desconto de 14% após a aprovação da “Reforma da Previdência”. A categoria argumenta que esse desconto é excessivamente alto e impacta negativamente suas condições de vida, considerando especialmente as despesas com saúde.

Os servidores afirmam que a eliminação ou redução desse desconto é possível, com exemplos de outros estados que adotaram essa abordagem na reforma da previdência. No entanto, até o momento, eles sentem que estão sendo adiados e aguardam ações concretas das autoridades para atender às suas demandas.

(Foto: Nathália Alcântara, Midiamax)

Conteúdos relacionados

vans ministério