Nacional do Solidariedade define nova presidência estadual em Mato Grosso do Sul
A liderança foi assumida pelo advogado Luiz Pedro Gomes Guimarães
Anna Gomes –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Nacional do Solidariedade definiu uma nova presidência do partido em Mato Grosso do Sul. O vereador Papy deixou a liderança da sigla que passa ser assumida pelo advogado Luiz Pedro Gomes Guimarães.
Papy deixou a presidência em julho do ano passado. Depois quem assumiu a frente da sigla foi Roberto Parillo e agora Luiz está como presidente há três meses. Conforme o vereador, a decisão foi feita pela nacional do Solidariedade. O parlamentar já havia comentado que deve deixar a sigla nas eleições de 2024 e explica que a definição do partido é algo ‘normal’.
Com a ideia de disputar as eleições pelo PSDB, Papy diz que ainda é muito cedo para ‘decretar’ o futuro e se limita dizendo que está conversando com os partidos para saber qual o melhor caminho.
“Não participei de uma reunião com o Solidariedade. A nacional que decidiu colocar o advogado na presidência. Considero que é algo normal. A minha ideia inicial é ir para o PSDB, mas ainda estou conversando com os partidos. Agora é um momento de diálogo”, destacou.
Papy também explica que vai aguardar a ‘janela partidária’ um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de partido sem perder o mandato. Esse período acontece seis meses antes do pleito, ou seja, entre março e abril de 2024.
Luiz Pedro, que ficou a frente do Solidariedade, já tentou, por pouco tempo, disputar as eleições da prefeitura em 2016 pelo Pros, mas desistiu da candidatura. Agora, de acordo com o portal do partido, Papy segue na executiva, mas no cargo de secretário do aposentado, pensionista e idoso.
Em fevereiro do ano passado, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aceitou o pedido de incorporação entre as legendas Pros e Solidariedade. A fusão permite que ambos somem votos para fins de computação de recursos do fundo partidário e tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão – direitos que as legendas perderam ao não atingir a cláusula de barreira nas eleições de 2022.
Quem também foi para o Solidariedade, com planos engatilhados para 2026, é o também advogado Puccinelli Júnior. Ele deixou o MDB para assumir a vice-presidência do Solidariedade após 30 anos de atuação no grupo.
“Eu sempre fui filiado ao MDB do meu pai e considero um partido que devolveu a democracia ao Brasil, mas sempre me identifiquei com o SD. O presidente Paulinho da Força convidou meu pai para a presidência, para reorganizar o partido e meu pai conversou comigo, o Paulinho me ligou, falou do projeto e eu aceitei”, revelou ao Midiamax.
Entre os planos para os próximos pleitos, está a conquista de duas cadeiras na Câmara Municipal de Campo Grande. Já em 2026, a sigla pretende lançar um candidato a deputado federal em Brasília.
O novo partido de Puccinelli Jr será um dos aliados do ex-governador André Puccinelli para a disputa municipal de 2024. Para isso, o emedebista tem articulado várias alianças, como, por exemplo, do PSDB, União Brasil, entre outros.
No dia 25 de agosto, o ex-mandatário já havia afirmado ao Midiamax em convenção do MDB de MS, que a chapa para as Eleições poderia ter composição partidária. “Estou tentando estruturar com o partido as condições necessárias para ser candidato a prefeito, que é o plano A”, disse.
“Plano B é Senado. Numa composição dessas, eventualmente plano B é Senado e, eventualmente, plano C é deputado federal”, finalizou.
Puccinelli Júnior afirma que, agora, o Solidariedade pretende formar um arco de alianças, que, inclusive, tem conversado com a superintendente da Sudeco, Rose Modesto, para compor chapa com o ex-governador André, no plano A do pai.
Quanto ao cargo no TCE (Tribunal de Contas do Estado), o vice-presidente do Solidariedade assegurou não ser impeditivo para ocupar seu cargo político. Quando questionado sobre possível eleição, Puccineelli Júnior disse que não aceitará convites para candidatura a vereador ou outros cargos.
Notícias mais lidas agora
- Operação fecha bares da 14 e três proprietários são levados para a delegacia em Campo Grande
- Idoso passa mal durante café da manhã e morre nas Moreninhas em Campo Grande
- Aos 112 anos, idoso de Campo Grande rebate Guinness Book e afirma ser o homem mais velho do mundo
- Mãe e filho morreram em acidente na BR-163 entre caminhonete e caminhão
Últimas Notícias
Trio arromba portão com pick-up, invade e furta joalheria em Aparecida do Taboado
Veículo foi encontrado queimado em canavial
MPMS fiscaliza comunidade terapêutica e libera pacientes em Campo Grande
Pacientes afirmam que eram submetidos a trabalhos sem remuneração
STJ concede liminar ao prefeito eleito de Bandeirantes e suspende cassação até julgamento final
O político, reeleito para a prefeitura de Bandeirantes nas eleições de 2024, havia sido destituído do cargo anteriormente por uma decisão da Câmara Municipal
Incêndio em fazenda vira alvo de inquérito do MPMS por danos ambientais em Rio Brilhante
Empresa responsável pela propriedade rural tem 10 dias úteis para apresentar a defesa e juntar documentos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.