Jorge Batista, do PCO (Partido da Causa Operária), compareceu à zona eleitoral na manhã deste domingo (6) para votar no 1° turno da eleição para a prefeitura de Campo Grande. Mesmo com sua candidatura indeferida, ele afirmou que votaria em si mesmo e acredita que receberá entre 40 e 60 mil votos.
O ex-candidato chegou à zona eleitoral, na Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann, no Monte Castelo, por volta das 8h30 e atribuiu a impugnação de sua candidatura a uma perseguição política. Segundo ele, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda não se manifestou após ele recorrer da decisão.
“Considero tudo uma perseguição a partidos pequenos. Se fôssemos do PSDB ou do MDB, partidos grandes, duvido que o juiz teria impugnado a candidatura. O PCO é pequeno, não temos dinheiro para pagar um bom advogado. Impugnaram minha candidatura por causa do vice, que não prestou contas a tempo, mas ele fez isso, só que atrasado. Quando se presta contas atrasadas, vai para o Supremo”, argumentou.
Quanto ao segundo turno, Jorge acredita que a disputa será entre Beto Pereira (PSDB) e Rose Modesto (União Brasil). No entanto, ele afirmou que o PCO ainda não decidiu quem apoiará. Além disso, ele ressaltou que pretende voltar nas próximas eleições com o partido mais estruturado.
“Esses 10 mil, 20 mil, 30 mil votos que vou receber, tentaremos direcionar para quem tiver a melhor proposta para o povo de Campo Grande, que está abandonado”, disse.
Candidatura inapta
Vale lembrar que Jorge Batista teve sua candidatura impugnada no dia 23 de setembro. O problema ocorreu devido ao candidato a vice do PCO, Thiago Assad, ter sua candidatura indeferida por falta de quitação eleitoral. Mesmo após recorrer, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS) manteve a decisão.
Com o trânsito em julgado do processo, ou seja, sem possibilidade de novos recursos, a chapa do PCO acabou excluída da disputa. Thiago apresentou recurso eleitoral sobre o pedido de impugnação de candidatura em 8 de setembro. O candidato afirmou ainda que as irregularidades apontadas pelo MPE dizem respeito a contas de campanha dos anos 2020 e 2022.
No entanto, o nome de Jorge Batista, ainda aparecerá nas urnas, pois o envio das candidaturas foi feito no último dia 17. De acordo com a Justiça Eleitoral, os votos recebidos pelo candidato serão considerados nulos.
🔵 A maior cobertura das Eleições Municipais 2024 em Mato Grosso do Sul
Confira no Jornal Midiamax a cobertura completa do segundo turno das Eleições Municipais de 2024 no Estado. Ao todo, mais de 646 mil eleitores estão aptos a comparecer às urnas neste domingo (27).
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.