Lei institui Plano Municipal pela Primeira Infância de Bodoquena para os próximos 10 anos

Plano será válido de 2025 até 2035

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
comissão câncer
PMPI deverá proteger crianças do município de Bodoquena (Foto: Saul Schramm/ Governo de MS)

A Lei Ordinária n.º 878, de 4 de dezembro de 2024, institui o PMPI (Plano Municipal pela Primeira Infância) de Bodoquena para o período de 2025/2035. A legislação visa garantir a proteção integral, a promoção e defesa da criança de zero a seis anos enquanto sujeito de direito, conforme os princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Assim, a lei foi publicada no Diário Oficial da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) da última quinta-feira (05).

Passando a vigorar a partir do dia 1º de janeiro de 2025, o PMPI estabelece que as Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, e outros órgãos municipais deverão trabalhar em estreita colaboração para atender às necessidades das crianças da primeira infância. A proposta busca garantir uma abordagem mais integrada e eficiente para promover o crescimento saudável, a educação de qualidade e o suporte familiar para as crianças.

Ações e diretrizes para o bem-estar das crianças

O plano engloba diversas áreas essenciais para o desenvolvimento infantil, incluindo: a) Saúde infantil, com foco em cuidados médicos e prevenção de doenças; b) Educação infantil, promovendo o acesso à educação desde os primeiros anos de vida; c) Assistência social, com programas para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade; d) Convivência familiar e comunitária, incluindo ações como acolhimento institucional e apoio à adoção; e) Direitos das crianças, incluindo o direito ao lazer, à cultura, à proteção contra a violência e à preservação da infância; f) Prevenção de acidentes e violência, com ações para garantir a segurança e o bem-estar das crianças.

Além disso, o plano prevê medidas para promover a inclusão das crianças de diferentes contextos sociais, garantindo que nenhuma criança seja deixada para trás.

A execução do plano será acompanhada por um Comitê Municipal Intersetorial Permanente. Esse comitê será composto por representantes dos principais conselhos municipais, como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de órgãos como as Secretarias Municipais de Educação, Saúde, e Assistência Social. O Comitê será responsável pela avaliação contínua da implementação do plano, promovendo ajustes anuais conforme os indicadores de progresso.

Responsabilidade fiscal e orçamentária do PMPI

A Lei determina que a Prefeitura de Bodoquena apresente anualmente, durante a elaboração da Lei Orçamentária Anual, as metas e os planos de ação para implementar o PMPI. As ações serão incorporadas ao Plano Plurianual e poderão ser ajustadas conforme a necessidade de novos recursos. As despesas serão custeadas pelas receitas orçamentárias municipais, com a possibilidade de suplementação, caso necessário.

Conteúdos relacionados

prefeito corumbá