Pular para o conteúdo
Política

Justiça manda prefeito de Coxim remover vídeo gravado com servidora durante expediente

Relógio usado pela servidora teria "delatado" horário de gravação do vídeo
Thalya Godoy -
Prefeito de Coxim Edilson Magro (Reprodução, Facebook)

A Justiça Eleitoral determinou que o prefeito de , Edilson Magro (PP), remova do Facebook e Instagram um vídeo gravado com uma servidora pública supostamente durante o expediente. O relógio utilizado pela trabalhadora teria “delatado” que a produção iniciou antes da 15h58, o que seria o horário de serviço.

O descumprimento da remoção do vídeo está sujeito a multa diária de R$ 20 mil. A decisão foi proferida pela juíza da 012ª Zona Eleitoral de Coxim, Tatiana Dias de Oliveira Said, no último domingo (8). Um ofício foi enviado à Meta – empresa responsável pelas duas redes sociais – para ciência da decisão. 

“Constata-se que a conduta de veicular publicidade institucional, por meio de servidora da Prefeitura Municipal, em seu site oficial na internet, cuja verificação é possível ao se acessar os links indicados na petição inicial, em período vedado pela legislação eleitoral, ou seja, nos três meses que antecedem o pleito, demonstra que o perigo na demora da prestação jurisdicional (periculum in mora), somado aos elementos que evidenciam a probabilidade do direito (fumus boni iuris), justificam, nos termos do artigo 5º, caput, da Resolução TSE n. 23.735/2024 e nos limites do acima exposto, a antecipação da tutela requerida, não havendo risco de irreversibilidade da decisão”, afirmou a juíza.

Relógio ‘delatou’ horário da gravação do vídeo

A ação foi ajuizada pela Coligação “Mudança de Verdade” (PRD, PDT, DC) contra a Coligação União, Trabalho e Desenvolvimento (PP/PODE/REPUBLICANOS/MDB/Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL (PT/PC do B/PV) UNIÃO/SOLIDARIEDADE/PSD/Federação PSDB CIDADANIA (PSDB/CIDADANIA), o candidato a prefeito Edilson Magro e o candidato a vice, Flávio Dias (PP). Os réus terão cinco dias para apresentar defesa no processo.

O vídeo foi compartilhado nas redes sociais do prefeito na última quarta-feira (4). Segundo a petição, o vídeo foi gravado no prédio público do CAF (Centro de Assistência Farmacêutica de Coxim) com uma servidora pública municipal. A trabalhadora mostra dipironas e garante que o estoque de medicamentos está abastecido.

“Então é isso pessoal, o CAF tá abastecido, os postos de saúde estão todos abastecidos, se vocês escutarem rumores, falatórios que não tem medicamento, vocês sabem onde me encontrar” […]; (02:47) – “Pode procurar, procura as pessoas que estão trabalhando pra você” […]; (02:57) – “E no jogo político, quando você solta uma notícia falsa, você não tá afetando a administração, você tá afetando os trabalhadores que tá aqui do outro lado também”, afirmou a servidora. 

Os impetrantes destacam para o detalhe que o relógio utilizado pela servidora marca 15h58, ou seja, o vídeo teria sido gravado durante o horário de expediente. Eles alegam que houve abuso de poder político porque os réus teriam usado a máquina pública para para se beneficiar nas eleições de 2024. 

“A conclusão que se tem é que, além dos réus utilizarem da estrutura pública e de uma servidora municipal em proveito de sua campanha política, fizerem isso durante o horário de expediente normal. Portanto, referida produção e divulgação realizada no decurso deste ano eleitoral (2024) possuem um único objetivo: acarretar desigualdade de chances na disputa eleitoral, utilizando-se da máquina pública para tal fim”, afirma a petição. 

O Midiamax solicitou uma nota ao prefeito de Coxim sobre o assunto. Em resposta, ele afirmou que o vídeo teria gravado de forma espontânea pela servidora, após o candidato da oposição ter falado que dipirona estava em falta. Ele garante que não tinha conhecimento e nem teria pedido para ela gravar o conteúdo.

“Foi uma manifestação dela, não foi a pedido meu, foi uma manifestação dela como funcionaria indignada com o que o candidato da parte contrária falou que não era a verdade. Então ela se indignou como funcionária para defender a pasta dela”, alega.

*Matéria atualizada às 12h39 do dia 10 de setembro de 2024 para acrescentar a resposta do prefeito.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
copa do mundo

Mbappé faz a diferença, França bate a Alemanha e fica com o 3º lugar da Liga das Nações

bombeiros

Processo seletivo dos Bombeiros oferta 230 vagas com salário de R$ 3,8 mil; confira

Carreta tombada

VÍDEO: Rajada de vento tomba carreta na divisa entre Paraná e Mato Grosso do Sul

feminicídio corumbá

Discussões teriam sido a motivação para o crime, confessa o autor do 15º feminicídio em MS

Notícias mais lidas agora

Bebê Sophie pode ser a mulher mais jovem vítima de feminicídio no Brasil 

CPI

CPI mira em integrantes do Consórcio Guaicurus em oitivas desta semana

CNH poderá ter toxicológico para 1ª habilitação; saiba quais substâncias são detectadas

Inmet emite alerta de chuvas intensas que trazem nova frente fria a Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Esportes

Operário e Vila Nova-GO se enfrentam na Série A3 do Campeonato Brasileiro

A partida vale o tão sonhado acesso à Série A2

Famosos

Bruna Biancardi revela casamento com Neymar

A informação foi compartilhada em resposta a uma caixinha de perguntas no Instagram

Mundo

Terremoto de magnitude 6,5 atinge a Colômbia

Epicentro foi no município de Paratebueno, na região de Cundinamarca

Cotidiano

Circuito Sesc de Corrida nos Bairros chega ao Santa Inês em julho

Outras duas etapas do Circuito Sesc estão previstas ainda para 2025