Presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), o deputado estadual Gerson Claro (PP) foi ao evento do início de exportação de carnes para a China em Campo Grande com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e destacou que o que importa é a entrega para a população, ao comentar sobre a polarização que o evento causou, com ausências de políticos.

“É uma agenda importante para Mato Grosso do Sul essa visita do presidente para credenciar empresas, para melhorar a renda e a exportação. É isso, no nosso ponto de vista, o que importa é a entrega para a população”.

Questionado sobre a ausência da prefeita Adriane Lopes, do mesmo partido, Gerson minimizou. “Eu sou do PP e estou aqui no evento. Isso tem que ser perguntado para ela, o motivo dela não vir”, apontou.

Agenda de Lula

Lula cumpre agenda em Campo Grande, no frigorífico JBS, às 10 horas. Informação do Planalto é de que nesta sexta-feira ocorre o primeiro embarque de carne para a China após frigoríficos serem habilitados para exportação.

Além da JBS da Capital, outros frigoríficos também foram habilitados para levar carne ao país asiático. A planta é uma das 38 habilitadas pela China para a exportação, em 12 de março. Ao todo, são 24 de processamento de bovinos, 8 de frangos, além de um de termoprocessamento e 5 entrepostos.

Antes da lista recente, o Brasil tinha 106 plantas habilitadas para a China, sendo 47 de aves, 41 de bovinos e 17 de suínos. O presidente e comitiva desembarcaram por volta das 9h30 na Base Aérea de Campo Grande.