Pular para o conteúdo
Política

Governo de MS propõe alterações na Lei de Habitação para novo empreendimento em Dourados

O PL está centrado na possibilidade de realização de um novo empreendimento habitacional por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida
Schimene Weber -
Habitações populares poderão aderir à regularização fundiária
Projeto visa criação de empreendimento habitacional no "Bairro Izidro Pedrozo", no Município de Dourados (Arquivo, Midiamax)

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul enviou à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que visa promover alterações na Lei nº 5.143, de 2017, com o objetivo de viabilizar um novo procedimento de Chamamento Público para selecionar uma OSC (Organização da Sociedade Civil) para a construção de um empreendimento habitacional no bairro Izidro Pedrozo, em Dourados, no âmbito do Programa Minha, Casa Minha Vida.

Mudanças na Legislação para adequação do procedimento

A proposta de alteração, amparada no artigo 67 da Constituição Estadual, visa corrigir e atualizar dispositivos da Lei nº 5.143, especialmente no que tange à destinação de áreas para empreendimentos habitacionais. Segundo a justificativa apresentada pelo governo, a revogação do artigo 1º da referida lei e a inclusão de um novo artigo 1º-A se tornam necessárias devido a alterações na matrícula das áreas envolvidas no projeto, que foram remembradas, gerando uma nova matrícula.

As matrículas anteriores, que incluíam os números 134.734, 134.735, 134.736, 135.269, 135.270 e 54.160, foram reorganizadas, criando uma nova matrícula, sob o número 138.197. Para que a Agehab/MS (Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul) possa dar continuidade ao processo de seleção da OSC e formalizar a parceria para a execução do projeto habitacional, é imprescindível a atualização da legislação estadual, o que inclui a adequação da matrícula da área remembrada, do prazo de destinação do imóvel e das cláusulas de reversão.

Objetivo: Novo empreendimento habitacional em Dourados

O PL está centrado na possibilidade de realização de um novo empreendimento habitacional no Bairro Izidro Pedrozo, em Dourados, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. A Agehab/MS, responsável pela implementação de políticas habitacionais no estado, busca com a alteração da Lei nº 5.143 a reabertura de um processo de Chamamento Público para selecionar uma OSC que se encarregue da produção do empreendimento, que terá como principal objetivo garantir a construção de moradias para famílias de baixa renda.

Com as mudanças propostas, espera-se que o processo de parceria com a sociedade civil seja agilizado e mais eficiente, garantindo a execução do projeto habitacional que atenderá uma importante demanda da população local. A mudança na matrícula da área e a revisão do prazo de destinação do imóvel são medidas necessárias para garantir a legalidade e a continuidade do processo, considerando as alterações cadastrais ocorridas na região.

Tramitação urgente

Em sua solicitação, o governo estadual requer que o projeto de lei seja tramitação em regime de urgência, justificada pela necessidade de dar continuidade ao processo habitacional sem maiores atrasos, especialmente em um momento em que a demanda por moradias populares é crescente em Dourados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Venezuela proíbe voos da Colômbia após prisões em suposta conspiração

Campo Grande recebe Caravana das Juventudes nesta sexta

Marta é apontada como a melhor jogadora de futebol da história; veja ranking

Familiares procuram por idoso que desapareceu na região da Júlio de Castilho

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus pede multa milionária ao município por ‘atraso’ no reajuste da tarifa

br 163 duplicações rodovia quilômetro

Com 18 acidentes por km nos últimos 11 anos em MS, trecho da BR-163 vai a leilão na quinta

superlotação janine cpi

Ex-prestador de serviços do Consórcio Guaicurus, Janine nega superlotação de ônibus

BR Feminino: Palmeiras e Inter fecham 11ª rodada com empate

Últimas Notícias

Esportes

Bia Haddad estreia com vitória de virada no WTA 500 de Estrasburgo

A vitória com gosto de superação é apenas a quarta de Bia este ano

Polícia

Campanha contra violência doméstica e feminicídio é lançada no próximo dia 29 em MS

De janeiro a maio de 2025, o dossiê aponta o registro de oito feminicídios

Brasil

Instituto abre inscrições para projeto de astronomia para meninas

As atividades online são conduzidas por "fadas madrinhas"

Polícia

R$ 2,3 milhões em cigarros contrabandeados são apreendidos em Dourados

Caçamba carregada com mais de 42 mil pacotes de cigarros contrabandeados