Pular para o conteúdo
Política

Ex-vereadores Alex do PT e Saraiva vão para o Avante para disputar eleições em Campo Grande

Lideranças comunitárias e ex- vereadores são alguns nomes do Avante
Anna Gomes -
Alex e Saraiva. (Arquivo Midiamax)

Os ex-vereadores e Saraiva migraram para o Avante com a intenção de, mais uma vez, disputar uma vaga na Câmara de nas eleições municipais de 2024.

Apesar de não confirmar a pré-candidatura a vereador, Alex não descarta a possibilidade de concorrer a vaga. Mesmo não ‘batendo o martelo’, o ex-petista disse que é vice-líder no Avante e adiantou alguns nomes que o partido deve lançar nas eleições deste ano.

Conhecido como Alex do PT, ele deixou a sigla petista em 2018, mas foi vereador por quatro mandatos, sendo eleito em 2000, 2004 e 2012. Em 2008, foi eleito suplente e em 2016 foi candidato a prefeito de Campo Grande pelo PT.

Nesta semana, ao Midiamax, Alex disse que segue a frente do Avante e que não tem certeza se vai concorrer as eleições municipais. Um dos nomes citados por Alex que vai concorrer pela sigla é o ex-vereador da Capital, Airton Saraiva que novamente tenta buscar uma vaga na Casa de Leis neste ano.

Saraiva era filiado ao extinto DEM, o Democratas, que foi um partido político brasileiro de centro-direita, mas se fundiu com o Partido Social Liberal (PSL) para formar o União (União), em 2022.

Alex também segue como vice-líder do Avante que tem comandante, Lúcio Dani Soares, o qual, foi o maior doador individual de campanha do procurador de Justiça do MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) em 2022.

Lúcio avaliava indicar o procurador a vice de Adriane nessas eleições, mas Harfouche descarta a possibilidade. A ideia do partido atualmente, que é base da prefeita na Câmara de Campo Grande, é lançar uma chapa competitiva de vereadores para disputar.

Além de Saraiva, Alex adianta que nomes como o ex-secretário da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico) Adelaido Vila. O ex-vereador Paulo Lands que ocupou a vaga do parlamentar licenciado, Sandro Benites (PP), quando ele estava a frente da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) também está cotado.  

O vereador Edu Mirante que era do extinto Patriota também se filiou ao Avante para tentar manter a cadeira na Casa de Leis. O irmão de Paulo, Wilson Lands que ganhou um cargo na prefeitura na gestão de Adriane Lopes (PP), também concorre pela sigla.

A ex-presidente do IMPCG, Camilla Nascimento Oliveira, se filiou ao Avante e deixou o cargo no Executivo para disputar as eleições. A sigla ainda leva nomes como o de Denis Pereira que já foi pré-candidato a deputado federal.

Major Centurião e o líder comunitário Charupá, ambos já tentaram, mas não conseguiram uma cadeira na Câmara de Campo Grande e em 2024 os pré-candidatos tentam novamente a vaga de vereador da Capital.

Avante

Antes filiado ao Avante, Harfouche deixou o partido, que passou a ser comandado por Lúcio Dani Soares. Em abril de 2018, o procurador se licenciou do cargo para disputar sua primeira eleição, filiando-se ao PSC. Em seguida, assumiu que seria pré-candidato ao Senado, mas em julho, declarou que concorreria ao governo do estado.

Porém, em agosto, foi oficializado como candidato a vice-governador na chapa do MDB após pressão do seu partido. No mesmo mês, a então candidata Simone Tebet desistiu da disputa e Harfouche fez o mesmo. Em seguida, ele voltou para a corrida ao Senado e terminou a disputa na sexta colocação, com 292.301 votos.

Em 2020, Harfouche se candidatou à Prefeitura de Campo Grande, mas teve a candidatura indeferida. Às vésperas da eleição, ele conseguiu decisão que o fez disputar sub judice e chegou ao segundo lugar com mais de 11% dos votos. Por fim, a Justiça Eleitoral manteve o indeferimento. Ele tinha como vice o então vereador .

Em 2022, Harfouche esperava concorrer pelo União Brasil ao Senado. No entanto, a vaga ficou com Mandetta. Na época, ele se filiou ao Avante e disputou como candidato a deputado federal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasileira é encontrada morta com sinais de estrangulamento e companheiro vai preso na fronteira

Com alagamentos e no escuro, moradores do Bairro Oscar Salazar cobram melhorias na infraestrutura

Dias após sequestro a caminho da escola, adolescente é esfaqueada em Campo Grande

Judô

Itaporã recebe etapa do Circuito Estadual de Judô neste final de semana

Notícias mais lidas agora

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Detran-MS reajusta contratos e pagará R$ 44,6 milhões à empresa investigada pela PF

VÍDEO: Advogado flagra alimentos estragados na Marinha em MS, mas instituição alega descarte

SP: Mortes de crianças e adolescentes em ações policiais aumentou em 120%, mostra estudo

Últimas Notícias

Cotidiano

Unidade Móvel do projeto Nossa Energia sorteia 10 geladeiras e 30 ventiladores na Expogrande

Público da feira poderá conhecer e aproveitar os benefícios desse projeto itinerante e inclusivo

Cotidiano

Chuva provoca alagamentos, abre crateras e deixa condutores ilhados em Campo Grande

Enxurrada foi registrada em diferentes bairros da cidade

Política

Deputados federais de MS apontam novos mercados após “tarifaço” de Trump

Integrante da bancada de MS disse que Estados Unidos não fugirá dos impactos das taxas

Brasil

ADPF das favelas: STF aprova plano do Rio e manda PF investigar milícias

Investigação vai apurar a relação de milícias e do narcotráfico com agentes públicos do estado