Entenda por que Adriane Lopes é considerada prefeita reeleita em Campo Grande
“Por que reeleita?”: Dúvida de eleitores campo-grandenses tomou conta das redes sociais após Adriane Lopes vencer Rose Modesto nas eleições deste domingo
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Apesar de não ter sido eleita ao cargo de Prefeita nas últimas eleições municipais de Campo Grande (MS), Adriane Lopes é considerada reeleita ao posto de chefe do Executivo Municipal após vencer a disputa contra Rose Modesto (União Brasil) neste domingo (27).
Mas, “por que reeleita?” Isso é o que muitos eleitores campo-grandenses querem saber depois que a candidata do PP levou a melhor neste segundo turno. A pergunta tomou conta das redes sociais e muita gente afirma não ter entendido o uso do termo “reeleição”.
Adriane Lopes: por que reeleita?
Contudo, a resposta para o questionamento é simples. Nas eleições municipais de 2020, Adriane era candidata a vice-prefeita do então candidato à Prefeitura Marquinhos Trad (PSD). Desse modo, quando elegeu Marquinhos para prefeito, o campo-grandense automaticamente elegeu Adriane como vice.
Entretanto, ela assumiu o posto de prefeita em meados de 2022, após Trad renunciar à Prefeitura para concorrer como Governador do Estado de Mato Grosso do Sul. Anteriormente, os eleitores da capital a haviam escolhido justamente para tal função, já que é de conhecimento público o dever do vice em assumir a Prefeitura quando necessário.
Além disso, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o vice-prefeito que substitui o titular e concorre ao cargo principal só pode concorrer à “reeleição” e ser considerado “reeleito” caso tenha assumido o posto de prefeito há mais de seis meses antes das eleições.
No caso de Campo Grande, Adriane Lopes ocupava o cargo de prefeita há dois anos e meio quando concorreu à Prefeitura em 2024. É por isso que, ao vencer a disputa com Rose Modesto neste domingo, a candidata do PP é considerada reeleita.
Diferença apertada contra Rose Modesto definiu Adriane Lopes como Prefeita de Campo Grande
A Prefeitura de Campo Grande teve, pela primeira vez na história, duas candidatas mulheres disputando o cargo. Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) seguiram ao segundo turno das Eleições de 2024, realizado neste domingo (27). As duas tiveram os melhores resultados nas votações do primeiro turno, no dia 6 de outubro.
O pleito também entrou para a história das eleições brasileiras, pois das 15 capitais com segundo turno no Brasil, Campo Grande foi a única com duas candidatas disputando o cargo do Executivo.
No primeiro turno, Adriane Lopes registrou 31,67% dos votos, totalizando 140.913 votos. Na chapa de Adriane, Camilla Nascimento de Oliveira (Avante) concorreu como vice.
Já no segundo turno, Adriane somou 51,45% dos votos, contra 48,55% de Rose Modesto, se reelegendo como Prefeita da Capital sul-mato-grossense.
🔵 A maior cobertura das Eleições Municipais 2024 em Mato Grosso do Sul
Confira no Jornal Midiamax a cobertura completa do segundo turno das Eleições Municipais de 2024 no Estado. Ao todo, mais de 646 mil eleitores estão aptos a comparecer às urnas neste domingo (27).
Notícias mais lidas agora
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
- Frustrada com corte, cliente sai de salão revoltada e desabafa: ‘vão se arrepender’
Últimas Notícias
Perfil divulga ranking dos homens mais bonitos e MS fica em 16
O post gerou reações diversas entre os seguidores
Polícia incinera 13 toneladas de drogas apreendidas na região de fronteira
Ação destruiu maconha, skank, haxixe e cocaína
Cidades de Mato Grosso do Sul recebem prêmios nacionais por inovação na área de imunização
A premiação contemplou as cidades de Caarapó, Selvíria e Três Lagoas
Árbitro confirma em súmula a expulsão do botafoguense Luiz Henrique: ‘Arremessou uma garrafa’
A expulsão se deu após flagrar no vídeo do VAR que o camisa 7 arremessou uma garrafa em seguranças do estádio Independência na confusão próxima aos vestiários
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.