Encontro debate reivindicações, ciclovias e compartilhamento de bicicletas na Câmara
Reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira no plenarinho da Câmara da Capital
Anna Gomes –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ciclistas fizeram reivindicações durante a apresentação do Plano de Integração de Ciclovias e o projeto de Sistema de Compartilhamento de Bicicletas. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (21), no plenarinho da Câmara da Capital.
Durante o encontro, os ciclistas fizeram várias reivindicações aos órgãos competentes. Citaram outras cidades como exemplos, além de pedirem conscientização no trânsito. Com um grupo de trabalho, haverá um alinhamento das solicitações para planos futuros do município.
No total, são mais de R$ 7 milhões de recursos que serão investidos nas ciclovias de Campo Grande. Nesta manhã, representantes da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) mostraram os valores e os planos dos próximos anos.
As verbas são resultados de emendas federais. O plano é que Campo Grande tenha 146 km de ciclovia nos próximos 15 anos. A iniciativa da apresentação foi do líder da prefeita na Câmara, o vereador Beto Avelar (PSD).
O parlamentar destaca a importância do projeto e enfatiza que a interligação das ciclovias vai ser um marco na mobilidade urbana, na segurança para ciclistas e no incentivo à prática de esportes em Campo Grande.
Outro ponto importante da reunião é a implantação do Sistema de Compartilhamento de Bicicletas, um dos mecanismos de autoatendimento com pontos de retirada e devolução de bicicletas distribuídos pela cidade.
“É um sistema que funciona muito bem em grandes cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte e permite que a pessoa, por meio de um aplicativo, retire a bicicleta num ponto e devolva noutro ponto da cidade. Com isso, a pessoa pode retirar perto de casa e ir até um ponto perto do trabalho, do terminal de ônibus, dos parques, da área central ou qualquer outra área onde exista um ponto de entrega”, descreve Beto Avelar.
O vereador explica que o sistema de compartilhamento foi aprovado pela Câmara Municipal e tem dialogado com a Agetran para que o projeto seja colocado em prática juntamente com a ampla política de mobilidade urbana que será implementada com a interligação das ciclovias na Capital.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.