Os mais de 5 mil eleitores de Laguna Carapã, cidade a 280 km de Campo Grande, elegeram Itamar Bilibio (MDB) para gerir o município pelos próximos quatro anos. Ele teve 34% dos votos nas eleições deste domingo (6).
Quatro candidatos disputaram o cargo. Itamar Bilibio (MDB) com Doreli Portella (PRD) de vice, Marcio Gutierres (PSDB) com o vice Eduardo Oliveira (PL), Thiago Dalbosco (PP) com Asturio (Progressista) de vice e a atual prefeita Zenaide Espinosa (PSD) com João Spiecker (Podemos) de vice.
O município localizado na região sul de Mato Grosso do Sul tem população estimada pelo IBGE de 6,9 mil pessoas. Destas, 5,3 mil são eleitores e, destes, 93% estão aptos a votar. Em 12 anos, o município ganhou apenas 700 novos eleitores.
Candidato a vice-prefeito multado
Em setembro de 2024, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) multou o candidato a vice-prefeito em Laguna Carapã, Astúrio Matoso (PP), por propaganda eleitoral antecipada.
A denúncia sustenta que quando era pré-candidato quando, após a realização da Convenção Partidária, foi a redes sociais divulgar antecipadamente sua futura candidatura. Ele teria informado o número e constando os dizeres: “Junte-se a nós nessa caminhada!” e “#JuntosSomosMaisFortes”.
Eleições 2024
O primeiro turno das Eleições de 2024 ocorre neste domingo (6) em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Mais de 2 milhões de eleitores foram considerados aptos pela Justiça Eleitoral para votar nas eleições municipais em MS.
Eleitores votam para definir prefeito, vice-prefeito e vereadores para os próximos quatro anos. Assim, eleitos no pleito de 2024 tomam posse em 1º de janeiro de 2025.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!