Pular para o conteúdo
Política

Documentos da CPI que investiga irregularidades no hospital de São Gabriel serão encaminhados ao TCE-MS

Além do Tribunal de Contas, os vereadores também devem encaminhar o resultado da CPI para o Ministério do Trabalho e Denasus
Anna Gomes -
(Câmara de São Gabriel do Oeste)

Os documentos com o resultado da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga irregularidades no Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira, da Funsaúde (Fundação Regional de Saúde), em , terminam de ser entregues a órgãos competentes neste começo do mês de janeiro.

O presidente do colegiado, vereador Frederico Marcondes Neto (Podemos), mais conhecido como Dr. Fred, disse ao Midiamax que, após o relatório ser lido durante uma sessão da municipal no dia 12 de dezembro, a comissão já encaminhou o resultado para Prefeitura de São Gabriel do Oeste e Funsaúde.

Ainda de acordo com Frederico, os vereadores devem encaminhar o relatório final para o Ministério do Trabalho, Tribunal de Contas do Estado e também ao Denasus (Departamento Nacional de do SUS), no começo deste mês de janeiro de 2024.

A CPI foi instaurada no último dia 5 de setembro. Os vereadores fizeram planilhas e analisaram os contratos de todos os . Os documentos investigados pelo colegiado são referentes aos anos de 2022 e 2023.

As investigações resultaram em três exonerações, entre elas a da presidente da Funsaúde (Fundação Regional de Saúde), Michele Alves Paupério. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do dia 1º de novembro de 2023.

Ainda de acordo com o presidente da Comissão, além da presidente da Funsaúde, a investigação também conta com a exoneração de uma servidora do setor de recursos humanos, de um médico.

“Um dos médicos tinha dois vínculos com a municipalidade. Um como médico e outro como diretor da Funsaúde. Também descobrimos que o servidor comissionado trabalha todas as sextas na cidade de , mesmo possuindo dois vínculos de 40h semanais em São Gabriel, o que compra horários incompatíveis. Ele deverá restituir aos cofres públicos os valores recebidos indevidamente”, diz trecho do documento lido durante a sessão. 

As exonerações ocorreram após a CPI – criada após as contas do município de 2022, referentes à Funsaúde, serem rejeitadas – identificar irregularidade no pagamento de plantões, envolvendo uma servidora do setor de recursos humanos e um médico – ambos foram desligados.

O vereador adianta que os parlamentares conseguiram encontrar irregularidades. Eles investigam pagamentos duplicados de plantões para médicos. Uma das responsáveis por realizar os depósitos era a irmã de consideração da presidente da Funsaúde.

“Após o Conselho Municipal rejeitar as contas de São Gabriel em 2022, algumas denúncias chegaram até a Câmara. Nos informaram que médicos comissionados que estariam em cargo de chefia estavam recebendo pagamentos de plantões no mesmo horário de trabalho em outros setores”, disse o presidente da Comissão.

Uma das irregularidades, conforme Frederico, envolvia a irmã de consideração da Presidente da Funsaúde que teria recebido verba de plantões de um dos médicos. O Midiamax teve acesso ao boletim de ocorrência registrado como peculato no dia 2 de outubro de 2023, na Delegacia de Polícia Civil de São Gabriel do Oeste.

Além de Frederico, também fazem parte da Comissão os vereadores Vagner Trindade (PSDB), Ramão Gomes (MDB), Edson Tozetto Baggio (Republicanos) e Rogério Rohr (PSD).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeito de Terenos passa por audiência de custódia e segue preso

Imprudência é principal causa de acidentes na avenida Cônsul Assaf Trad

SP: Homem que atirou em pescoço de PM durante abordagem em Paraisópolis é preso

Site americano pagou bruxas para amaldiçoar influenciador dias antes de assassinato

Notícias mais lidas agora

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

ana portela relatório

Relatório final da CPI do Consórcio Guaicurus foi aprovado por unanimidade, diz vereadora

Pollon diz que voto de Fux em julgamento de Bolsonaro foi ‘pingo de sanidade’

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Passado do Carnaval de Campo Grande vem à tona com descobertas de pesquisador: ‘me fascinou’

Sociólogo transformou pesquisa de mestrado em livro sobre trajetória do carnaval de rua de Campo Grande

Brasil

Bolsonaro sorri e acena na manhã seguinte ao voto de Fux que o absolve

Ministro votou pela absolvição de Bolsonaro em um voto que teve duração de 13 horas

Cotidiano

Entidades do comércio comemoram parcela antecipada do 13º salário de servidores

Entidades avaliam que antecipação é uma oportunidade para o comércio e para a busca por soluções financeiras

Polícia

Agressores de mulheres são ‘caçados’ durante operação em Campo Grande

São cumpridos cerca de 40 mandados