Pular para o conteúdo
Política

Dia do Atleta e outros 9 projetos foram aprovados na Assembleia durante a semana

Alems também oficializou a presidência de cinco comissões permanentes
Thalya Godoy -
Alems aprovou 10 projetos nesta semana. (Luciana Nassar, Alems)

A Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) aprovou dez projetos e oficializou as presidências e vice-presidências de mais cinco comissões permanentes. As sessões ordinárias acontecem semanalmente, às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia.

Na sessão ordinária de terça-feira (9), os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei Nº 327 de 2023, do deputado Junior Mochi (MDB), que dispõe sobre o registro do número de série da bicicleta no documento fiscal emitido ao consumidor.

Mais quatro projetos foram aprovados na Ordem do Dia na quarta-feira (10). Na lista está o Projeto de Lei Nº 264 de 2023, proposto pelo deputado Antonio Vaz (Republicanos), que trata sobre a Campanha Gravidez Segura e Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal.

Em segunda votação, os deputados aprovaram a proposição de autoria do que altera o período de mandato dos conselheiros e da do Conselho Estadual de Saúde. O Projeto de Lei 33 de 2024 estabelece a mudança de dois para três anos.

Já em primeira votação, ficou instituído, pelo Projeto de Lei 30 de 2024, o Dia da Defensora e do Defensor Público, que será comemorado anualmente em 19 de maio. O texto é de autoria do deputado Junior Mochi (MDB).

Outra proposição sobre datas comemorativas é o Projeto de Lei 44 de 2024, do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos). A redação cria e inclui o Dia da Doula no Calendário Oficial de Eventos do Estado, a ser celebrado em 18 de dezembro de cada ano.

Além disso, mais cinco projetos foram aprovados na sessão ordinária de quinta-feira (11). Três projetos de resolução, de autoria do presidente da , Gerson Claro (PP), concedem Títulos de Cidadão Sul-Mato-Grossense às seguintes figuras jurídicas: 

  • Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça e Luís Roberto Barroso;
  • Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ);
  • Ao presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior.

Além disso, foi aprovado o Projeto de Lei 48 de 2024, de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado o Dia do Atleta, comemorado anualmente em 10 de fevereiro.

Também foi aprovado o Projeto de Lei 265 de 2023, da Mara Caseiro (PSDB), que declara de Utilidade Pública Estadual a Comunidade Terapêutica Amor de Deus Maanaim.

Comissões

Na quarta-feira (10), foram oficializadas as presidências e vice-presidências de mais cinco comissões permanentes da Alems. Confira: 

  • Turismo, Indústria e Comércio: presidente Antonio Vaz (Republicanos) e vice Jamilson Name (PSDB);
  • Segurança Pública e de Defesa Social: presidente Coronel David (PL) e vice-presidência Caravina (PSDB);
  • Acompanhamento da Execução Orçamentária: presidente Neno Razuk (PL) e vice Caravina;
  • Defesa dos Direitos do Consumidor: presidente Gleice Jane (PT) e vice-presidente Professor Rinaldo Modesto (Podemos);
  • Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira: presidente Marcio Fernandes (MDB) e o vice Zé Teixeira (PSDB).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF